O Cine Brasília será palco de uma estreia nacional dos cinemas. O local será o primeiro a exibir o documentário Corpolítica, como parte da programação gratuita do Festival Internacional de Cinema de Brasília, no dia 26 de setembro, às 19h. Além do filme, o diretor Pedro Henrique França também estará presente para comentar o longa-metragem e receber o público.
Produzido por Marco Pigossi, o filme aquece a discussão sobre candidaturas LGBTQIA+ no país que mais mata LGBTQIA+ no mundo. A abordagem se baseia nas eleições de 2020, que contaram com o recorde de candidaturas LGBTQIA+ para as câmaras municipais do Brasil.
“Um filme tem o poder de tocar, humanizar e fazer refletir. E esse documentário me mobilizou desde o início pelo objetivo de cumprir esses quesitos, sobretudo de humanizar esses corpos, muitas vezes violentados por mentiras, difamações e uma falsa e violenta ideia de pecado, e trazer pro debate a importância que temos de nos posicionarmos e ocuparmos esses lugares”, afirma o produtor Marco Pigossi.
0
Em Corpolítica, nomes como Andréa Bak, Erika Hilton, Fernando Holiday, Monica Benício, Thammy Miranda e William De Lucca são representados politicamente, para além das entrevistas com Erica Malunguinho (a primeira deputada trans eleita no Brasil, em 2018) e Jean Wyllys.
“Queremos que esse filme provoque também as famílias que por algum motivo tenham medo, como a mãe de uma das personagens afirma no filme, a compreender que essa relação deve ser baseada sempre no amor e no acolhimento”, complementa Pigossi.
Corpolítica – Estreia nacional
26 de setembro de 2022 (segunda-feira), no Cine Brasília (106/107 Sul), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa: 18 anos