O problema vivido na organização do futebol indiano é a influência de políticos. A Federação vinha sendo presidida desde 2009 por Praful Patel, que passou por altos cargos do governo. Patel violou os regulamentos da Fifa ao estender seu mandato por mais de 12 anos, sem realizar eleições obrigatórias para a troca de comando em dezembro de 2020.
Antes da suspensão da Fifa, a Suprema Corte retirou Patel da presidência e indicou um Comitê de Administração para cuidar da entidade máxima do futebol indiano, conduzir novas eleições no final de agosto e criar nova regulamentação interna. “A suspensão será retirada assim que a ordem para criar um comitê de administradores para assumir os poderes do Comitê Executivo da AIFF for revogada e a administração da AIFF recuperar o controle total dos assuntos diários da AIFF”, comunicou a Fifa
A situação impede a realização da Copa do Mundo Sub-17 na Índia, escolhida como sede do torneio por forte influência de Patel. O governo indiano, contudo, ainda trabalha para que o campeonato seja disputado em seu território. Em comunicado, a Fifa informou que está em constante contato com o Ministério de Juventude e Esportes da Índia e que espera um desfecho positivo para a questão.