A Fifa afirmou que bandeiras com o arco-íris que representa a população LGBTQIA+ serão liberadas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar, país que criminaliza a relação entre pessoas do mesmo sexo. A confirmação veio após o coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ que questionou por meio de um ofício quais seriam as medidas adotadas durante a competição.
Apesar de criminalizar, o Catra havia dito que garantiria o respeito a diversidade durante a Copa. A Fifa foi além, e garantiu que as bandeiras serão permitidas nos estádios durante o torneio.
“A Fifa dá as boas-vindas a todos em seus eventos, e as bandeiras do arco-íris foram e serão permitidas nos estádios para todas as partidas Fifa”, respondeu a entidade para o coletivo.
A informação foi dada pela FIFA em resposta a um conjunto de perguntas feitas pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ à entidade.
Em breve divulgaremos um guia geral sobre a questão LGBTQ na Copa do Mundo do Catar com diversas informações e orientações aos participantes. pic.twitter.com/Nlgce6QWie— Canarinhos LGBTQ+ (@Canarinhoslgbt) October 24, 2022
O coletivo vai preparar um guia para os torcedores que forem ao Catar acompanhar a Copa sobre as questões que dizem respeito a sigla. O tema é um dos mais polêmicos que cercam a escolha do país como sede da Copa.