Você certamente já leu aqui na Autoesporte sobre o Grande Panda. O sucessor do Fiat Argo chega ao nosso mercado no ano que vem e traz consigo a aura de novo carro de entrada de uma das marcas mais adoradas do país. E quando pensamos em popular da empresa de origem italiana logo nos vem à cabeça o Uno Mille.
Lançado em 1990, após a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para modelos com motores de até 1.000 cm³, o hatch é o grande responsável por inaugurar o segmento de carros populares no Brasil. Não à toa, até hoje é lembrado com muito carinho. E é aí que chegamos ao momento de interseção entre Uno Mille e Grande Panda.
Muita gente pede para que a Fiat batize seu futuro lançamento em homenagem ao velho combatente. A própria marca, vale frisar, passou a cogitar tal possibilidade tamanha a popularidade do modelo. A partir daí, publicações sérias, com base em apurações — e um certo apoio no valor sentimental — passaram a chamar o Grande Panda de “novo Uno”.
Mas a internet tem espertos para todos os lados. Sites que usam e abusam da Inteligência Artificial para produzir textos sem qualquer tipo de apuração ou embasamento técnico começaram a divulgar, sem qualquer tipo de menção ao Grande Panda, que o Uno Mille voltaria a ser vendido no Brasil. Muitos leitores, incautos, acabaram caindo nesse conto que também reverberou nas redes sociais.
Além de textos rasos, as páginas trazem “projeções” de como o veículo seria. Os sites alegam que as imagens foram elaboradas por suas “equipes de designers”. No entanto, nada mais são que produtos gerados por Inteligência Artificial.
As imagens que ilustram este texto, inclusive, se assemelham ao “Uno Mille 2026” que circula pela internet. Elas foram rapidamente geradas pelo ChatGPT, após prompt de comando criado pelo redator da matéria. O pedido foi o seguinte:
Assim, a IA criou o que chamou de “Fiat Uno Mille Neo” — curiosamente, o mesmo nome do “projeto” feito pela “equipe de designers” de um destes sites. Ou seja, tem gente que, de fato, está apenas surfando a onda do Grande Panda, o novo carro popular da marca de origem italiana.
O Grande Panda nacional, verdadeiro futuro popular da Fiat, começa a ser produzido no início de 2026, em Betim (MG). O hatch com jeitinho de SUV é feito sobre a plataforma Smart Car – uma simplificação da CMP, mesma do Citroën C3.
Protótipos com a carcaça do modelo da marca francesa, inclusive, já circulam pelos arredores da fábrica mineira. O site Autos Segredos diz que os primeiros veículos com carroceria definitiva começarão a ser testados no meio do ano. Tal informação foi corroborada pela reportagem de Autoesporte, que ouviu de interlocutores que as unidades poderão começar a rodar já a partir de maio.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews