Fiat Titano: o que sabemos sobre a caminhonete rival de Hilux e Ranger


A Fiat vai lançar nas próximas semanas a Titano. Você também pode achá-la por aí como Peugeot Landtrek. Mas, na verdade, é mesmo uma Kaicene F70, um projeto chinês. Para o Brasil, a Stellantis apostou que nosso mercado seria mais receptivo com uma picape Fiat.

Se falar que a Fiat não tem tradição no mercado de picapes estará mentindo, afinal o carro mais vendido do Brasil é a Strada, uma picape pequena. Depois dela vem a Toro, outra caminhonete da marca de tamanho intermediário.

Mas no segmento mais tradicional, o de picapes feitas sobre chassi com tração nas quatro rodas e motor a diesel, aí não tem como, a Fiat nunca atuou nesse mercado. Na Europa chegou a vender a Mitsubishi L200 com seu logotipo, mas não era um desenvolvimento próprio, assim como nessa nova tentativa.

A picape ainda não ganhou o nome da Fiat em lugar algum, mas já é vendida no Chile como Peugeot Landtrek. Por lá ela tem 5,33 m de comprimento e 1,86 m de altura — medidas que podem variar com as mudanças feitas pela marca italiana —, entre-eixos de 3,18 metros e 1,92 m de largura.

A capacidade de carga na versão chilena varia de 1.000 kg a 1.105 kg. Por lá a picape é vendida com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv. Tem versão manual com tração 4×2 ou 4×4 e automática 4×4.

No Brasil a Fiat, deve seguir a receita. Segundo o site Autos Segredos, a Stellantis optou pelo 2.2 turbodiesel com potência na casa dos 200 cv. O câmbio será automático de seis marchas e a tração 4×4. Opções com caixa manual devem ser oferecidas.

A Fiat Titano vai chegar em um mercado dominado pela Toyota Hilux, que teve 46.200 vendidas no ano passado. Em um distante segundo lugar aparece a Chevrolet S10, com 25.967, seguida pela Ford Ranger, com 20.353.

A picape será recebida com uma movimentação no mercado. A L200 deve receber em breve a nova geração, que será importada antes de começar a ser fabricada por aqui. A Volkswagen Amarok passará por uma reestilização para ter uma sobrevida no mercado.

A Fiat deve ter boas vendas diretas, para empresas, mercado em que atua bem. Em 2023, 87.966 das 120.600 unidades vendidas da Strada foram nessa modalidade assim como 37.553 das 51.303 Toro. Os números são da Fenabrave.

Veja as 20 caminhonetes mais vendidas do Brasil em 2023

Ao longo do ano passado a Fiat foi soltando pílulas da Titano. Mostrou uma foto externa e alguns flashs do interior. O visual traz bastante da versão Peugeot, com a grade típica dos carros da marca, mas com o letreiro da fábrica italiana. Os faróis também foram mantidos, assim como as linhas gerais do para-choque.

Por dentro, a Titano terá velocímetro e conta-giros analógicos que vão ladear a tela do computador de bordo ao centro. A central multimídia é flutuante e tem uma tela comprida, porém não muito alta.

O console central traz teclas que lembram muito os carros da Peugeot, como o 3008. A alavanca de câmbio é bem convencional e está posicionada ao lado do seletor de tração. O banco do motorista tem ajustes para assento, encosto e lombar. O acabamento é de couro. No caso do volante multifuncional, há plásticos que imitam preto brilhante e aço escovado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Qual o salário de um advogado? Confira o piso para o ano de 2024
Próxima Emater-MG inicia nova etapa de entrega de sementes de feijão para produtores atingidos pela seca