Fiat Titano estreia a partir de R$ 219.990; veja itens da caminhonete


A Fiat Titano, primeira picape média da história da marca, acaba de ser lançada no Brasil. São três versões: Endurance (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990). Importada do Uruguai, a caminhonete, que é uma versão rebatizada da Peugeot Landtrek, aposta no preço mais baixo em relação às principais concorrentes, Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, e na lista de equipamentos de série para se destacar no acirrado segmento.

A picape não tem nenhuma previsão de ser fabricada no Brasil e, por enquanto, só é vendida na Argélia como Titano. Em vários outros mercado permanece como Landrek ou como Changan Hunter, a versão chinesa do modelo.

O desenho da Titano não é novidade para ninguém, já que basicamente troca o logotipo da Peugeot pelo o da Fiat. A dianteira é marcada por uma enorme grade com a parte superior da peça cromada e uma pequena diferença é que a Fiat coloca um detalhe com as cores da bandeira da Itália no canto direto da peça. Entretanto, a famosa luz diurnas de LED com a “garra do leão” da Peugeot, permanece.

A traseira também é igual ao da Landtrek. Além do símbolo da Fiat, há um “Titano” cromado bem grande na parte superior da tampa da caçamba. No caso da versão Ranch, as lanternas são de LED.

Por dentro, a alavanca de câmbio é convencional e está posicionada ao lado do seletor de tração. Os acabamentos são todos de plástico e tem preto brilhante e imitação de aço escovado. O freio de estacionamento é manual, pela velha alavanca. O console central traz teclas que lembram muito (e são) os carros da Peugeot, como o 3008.

Todas as versões da Titano são equipadas com motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, mas nas duas versões mais caras são 40,8 kgfm de torque, enquanto a de entrada tem 37,7 kgfm. Essa redução acontece, segundo a Fiat, por conta do câmbio manual de seis marchas, enquanto na dupla a transmissão é automática, também de seis marchas. Porém, todas as opções são 4×4.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A marca de 0 a 100 km/h é feita em 14,7 segundos na versão Endurance e cai para 14,4 s nas opções Volcano e Ranch. Já a velocidade máxima não ultrapassa os 175 km/h em todas.

Lançada em 2020, inicialmente com produção na China, a Titano/Landtrek também são fabricadas em Montevidéu (Uruguai), na unidade da Nordex, desde o ano passado e tem o mesmo 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm.

A Titano tem médias de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/h na rodovia nas versões com câmbio automático, de acordo com a Fiat. O tanque tem capacidade de 80 litros, portanto, a autonomia total é de 736 km.

Curiosamente, a versão com câmbio manual faz 9,6 km/l nas duas medições, de acordo com a Fiat. Sendo assim, a autonomia total chega a 768 km.

“Houve um arredondamento do número para ficar com duas casas decimais. A diferença está na casa centesimal, por isso são 9,6 km/l na duas medições. O que ocorre é que por causa do câmbio manual é que tem uma dinâmica e na aerodinâmica na estrada, mas os números estão corretos”, justifica a Fiat à Autoesporte.

A caminhonete tem um porte bem robusto com 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,89 m de altura, 3,18 m de entre-eixos e 23,5 cm de vão livre do solo. O ângulo de ataque é de 29° e de saída é de 27°. Com 1.314 litros de capacidade na caçamba, a Titano suporta até 1.020 kg de carga e pode rebocar 3.500 kg.

Endurance: seis airbags, ar-condicionado, porta-objetos, volante multifuncional, apoio de braço central, controle de cruzeiro, piloto automático, controle automático de descida, controles de tração e estabilidade, assistente de reboque, iluminação na caçamba e rodas aro 17.

Volcano: todos os itens da Endurance + painel de instrumentos digital com tela de 4,2 polegadas, central multimídia com tela de 10 polegadas, e conexão de Apple CarPlay e Android Auto via cabo, câmera com visão 180 graus, sensor de estacionamento traseiro, bancos com imitação de couro, faróis de neblina, capota marítima e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Ranch: tudo da Volocano + ar-condicionado digital de duas zonas, partida por botão, câmera com visão 360 graus, faróis e lanternas de LED, alerta de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, bancos dianteiros com ajustes elétricos, monitoramente de pressão dos pneus, estribos laterais, santantônio e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Dirigir veículo da empresa embriagado e com CNH suspensa geram justa causa
Próxima Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos