Após anunciar investimento de R$ 2 bilhões no final do ano passado, a Stellantis inicia nesta terça-feira (13) a produção em série da Fiat Titano na fábrica de Córdoba, na Argentina. Até então montada pela Nordex no Uruguai, a picape média troca de nacionalidade com a missão de ganhar novos mercados e, de quebra, recebe importantes novidades mecânicas e de tecnologia. A principal delas é o motor, que passa a ser o mesmo 2.2 Multijet usado por Toro e Rampage no Brasil.
Nas caminhonetes brasileiras, o propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A expectativa é que os números sejam os mesmos na Titano, o que irá representar ganho de 20 cv e 5,1 kgfm sobre o motor 2.2 turbodiesel usado atualmente na picape. O novo motor chega inicialmente importado da Itália, mas passará a ser fabricado na própria Argentina a partir de 2027.
Além da Titano, o complexo de Córdoba receberá a produção de outros modelos e será transformado, segundo a própria Stellantis, “em um verdadeiro centro regional de picapes”. A empresa não dá detalhes, mas tudo indica que a versão Ram da Titano, vendida no México com o nome de 1200, também será montada na mesma fábrica. Desde 2018, vale lembrar, a planta também produz o sedã Cronos.
Junto com a troca de fábrica e de motor, a Titano também ficou mais segura. Embora a Fiat ainda não tenha anunciado, as fotos da picape nas linhas de montagem revelam a presença de um retângulo na parte inferior do para-choque dianteiro. O local abriga os sistemas de assistência à condução do pacote ADAS, que será adicionado à versões mais caras do modelo a partir de agora.
A expectativa é que o novo equipamento ofereça recursos como frenagem autônoma de emergência e sistema de auxílio para manutenção em faixa, alinhando a Titano às concorrentes que já possuem a tecnologia (leia-se Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e outras). Já mudanças visuais, ao contrário do esperado, não foram realizadas.
Na Argentina, a Titano produzida em Córdoba será lançada em junho, marcando a estreia da picape no mercado local (o modelo produzido no Uruguai nunca foi oferecido por lá). No Brasil, tudo indica que o lançamento será realizado logo na sequência. Hoje, a picape é vendida aqui em três versões (Endurance, Freedom e Ranch) com preços a partir de R$ 219.990. Levando em conta o acumulado de janeiro até abril, 3.159 unidades foram emplacas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews