Fiat Titano 2026: preços, versões, equipamentos e consumo


Após anunciar o início da produção na fábrica de Córdoba, na Argentina, a Fiat apresenta a renovada Titano 2026 no Brasil. A picape média chega ao país com importantes atualizações e a missão de enfrentar a concorrência com maior nível de competitividade (especialmente nos quesitos motorização e segurança). Segundo a marca, a pré-venda começa em junho, com as primeiras entregas previstas para julho.

A transferência das linhas de montagem da Titano do Uruguai para a Argentina foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 2 bilhões realizado pela Stellantis. Segundo a empresa, a planta de Córdoba está sendo transformada “em um verdadeiro centro regional de picapes” e deverá abrigar a produção de outras caminhonetes. Entre elas, a versão Ram da Titano, vendida no México com o nome de 1200. Desde 2018, vale lembrar, a unidade também fabrica o sedã Cronos, recentemente renovado.

Como dá para notar pelo gráfico, os reajustes nos preços foram consideráveis. A opção de entrada, Endurance, passa a ser comercializada por R$ 233.990 (antes era vendida por R$ 219.990). Já as configurações Volcano e Ranch tiveram um aumento de 10% e agora custam R$ 263.990 e R$ 285.990, respectivamente.

Embora não tenha recebido mudanças visuais, a Fiat Titano 2026 chega com importantes novidades mecânicas. É o caso do motor 2.2 turbo diesel Multijet já usado por Commander, Toro e Rampage no Brasil. O propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, o que representa ganho de 20 cv e 5,1 kgfm em relação à motorização anterior. Com isso, a picape ficou mais rápida e agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos, contra os 12,4 segundos de até então.

No caso das versões automáticas, destaque para a nova caixa de oito marchas, que entra no lugar da antiga de apenas seis. Segundo a Fiat, o novo conjunto entrega consumo de 9,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, contra as médias de 8,5 km/l e 9,2 km/l, respectivamente, do motor anterior. Já a variante de entrada segue equipada com o mesmo câmbio manual de seis marchas.

O novo motor, vale lembrar, chega inicialmente importado da Itália, mas passará a ser fabricado na própria Argentina a partir de 2027. Ainda na mecânica, destaque para a nova calibração da suspensão, que deixou a Titano mais confortável e estável, principalmente em terrenos irregulares. Além disso, a direção elétrica substitui o sistema hidráulico.

Junto com a troca de fábrica e de motor, a Titano 2026 também ficou mais segura. Na versão topo de linha Ranch, a picape passa a contar com o sistema Adas (Advanced Driver Assistance Systems), oferecendo recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo. Com isso, se alinha às concorrentes que já possuem a tecnologia (leia-se Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e outras).

Além disso, a Titano 2026 segue com 4×4 de série, mas agora há um novo sistema de tração integral permanente (AWD), que permite a troca automática entre a tração traseira (2H) e a integral (4×4). Também temos de fábrica, em todas as versões, freios a disco nas quatro rodas.

Ainda na lista de equipamentos, a gama 2026 tem novo console central, nova alavanca de câmbio nas versões automáticas e novo freio de mão eletrônico. Na versão Ranch, o quadro de instrumentos ganha tela colorida de 7 polegadas, enquanto a central multimídia de 10 polegadas foi aprimorada com conexão sem fio para smartphones.

No mais, a Titano segue oferecendo alerta de saída de faixa, assistente de descida (Hill Descent Control), detector de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração, assistente de trailer, câmera 360° off-road e freios ABS com (EBD).

A picape também apresenta novas opções de cores para as versões Volcano e Ranch — Cinza Silverstone e Branco Alaska.

Fonte: direitonews

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