Fiat Strada turbo é último passo para quem quer comprar a Toro; leia o teste


As marcas tradicionais movem suas peças de olho no sucesso da Fiat. Mas, pela primeira vez em muitos anos, testemunhamos o efeito contrário enquanto a nova Strada 2024 chega às lojas com novo motor 1.0 turbo, três novas versões e disposição para peitar Chevrolet Montana, Renault Oroch e a futura Volkswagen Saveiro.

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Afinal, o que levou a Fiat Strada a evoluir tanto ao ponto de custar até R$ 135.990? O motor 1.0 turbo caiu bem? Por este valor, não é mais vantajoso investir uma grana extra e comprar a Fiat Toro Endurance, que parte de R$ 146.990? Você terá as respostas a seguir.

Muitas coisas. Para começar, a versão Endurance trocou o antigo motor 1.4 Fire pelo 1.3 Firefly. A direção hidráulica saiu de cena para a entrada de um conjunto elétrico.

Os modelos Freedom (de cabine estendida e dupla) e Volcano (apenas cabine dupla) não mudam. A Fiat apenas aproveitou a mudança da linha para substituir o volante do Mobi pelo do Pulse.

Por fim, a Fiat aposta nas novas versões Ultra e Ranch, com novo motor 1.0 turbo e câmbio CVT. A dupla vai ocupar o topo da gama da Strada assim que todas as 1.025 unidades da versão limitada Edizione 25 esgotarem.

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A Fiat tem notado uma mudança no perfil dos donos de Strada. Há três anos, 95% dos clientes usavam a picape exclusivamente para trabalhar. Em 2023, essa proporção diminuiu para 55%.

Isso indica que a Strada está mais próxima do cliente urbano, que corresponde aos outros 45%. Este usa a picape para ir ao supermercado, ao shopping, à academia e a passeios com a família. O novo comportamento explica os investimentos para tornar a picape mais acessível ao grande público.

Se o objetivo era aproximar a Strada dos automóveis, a Fiat ficou devendo o ajuste de profundidade do volante. Este também é um dos pênaltis da Oroch, que custa R$ 149.990 na versão Outsider.

Motoristas altos como eu (tenho 1,84 m e as pernas compridas) costumam posicionar o volante bem próximo do painel para esticar os braços sem colocar o banco para trás. Sem este ajuste, o espaço traseiro que já é escasso fica ainda mais comprometido.

Em todo o resto, a picape é coerente. A tela de 7” da central multimídia sensível ao toque — e com dois botões giratórios físico — poderia ser melhor, mas oferece conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O console traz entrada USB (do padrão antigo), porta-copos e carregador de celular por indução. O computador de bordo posicionado ao centro do painel de instrumentos tem uma tela simples, mas a interface é bem interessante e fácil de mexer.

É legal notar como o mesmo powertrain pode ter comportamentos distintos em vários carros. A Strada Ultra é equipada com motor 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque – o mesmo de Pulse, Fastback e do futuro Citroën C3 Aircross.

O casamento do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT é um dos melhores em toda a linha da Stellantis. A combinação proporciona ótima relação entre potência, conforto e consumo de combustível.

O fôlego do motor turbo é evidente nos números. Segundo a Fiat, a Strada pode ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, superando a aceleração da rival Montana, que cumpre a mesma marca em 10,1 segundos. O torque cheio é entregue em 1.750 rpm e proporciona bastante vigor para encarar subidas e ultrapassagens.

A dirigibilidade é leve e sutil, ainda que a Fiat tenha recalibrado a direção elétrica, a suspensão (que recebeu novos amortecedores e molas) e os freios para aumentar a rigidez da picape.

A impressão, porém, é de que a Strada é mais áspera do que outros carros da Fiat com o mesmo 1.0 turbo. Além da vibração na cabine, bem perceptível no volante, a picape não se mostra eficiente ao filtrar o ruído do motor. Durante acelerações mais vigorosas, o som pode ser incômodo.

Vale lembrar que a Strada é montada sobre a plataforma MPP, diferentemente de Pulse e Fastback, que compartilham as bases MLA.

Segundo o Inmetro, a Strada pode fazer, em média, 8,3 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo é de 9,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

A Strada turbo é uma compra inteligente? Na minha opinião, nem tanto. A picape compacta custa R$ 132.990 nas versões Ultra e Ranch e pode chegar a R$ 135.990 na versão limitada Edizione 25. Estes valores são bem próximos aos da Fiat Toro Endurance, que parte de R$ 146.990.

Neste momento você pode questionar: “há uma diferença de no mínimo R$ 11.000 entre a Strada e a Toro”. Isso é verdade. A picape intermediária de entrada chega a ter o preço 9,5% mais elevado do que a compacta.

Porém, o correto não é olhar para o gasto extra (que será elevado até com manutenção e seguro), e sim aproveitar o upgrade insano que a Toro Endurance proporciona.

A Toro de entrada tem motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, atrelado a um moderno câmbio automático de seis marchas. Há espaço para cinco pessoas viajarem com conforto e bastante espaço para os joelhos dos passageiros traseiros.

A caçamba da Toro tem capacidade para levar 750 kg e 937 litros de carga, suficientes para atender qualquer família — a Strada chega a 650 kg. Tudo isso por R$ 11.000 que podem ser incorporados ao financiamento. Qual será a sua escolha? Eu iria de Toro.

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Fonte: direitonews

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