Lançado em outubro de 2021 como primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil, o Pulse representa a Stellantis no disputado segmento de utilitários de entrada, concorrendo diretamente com Volkswagen Tera e Renault Kardian. Para a linha 2026, o modelo recebeu uma reestilização de meia-vida e incorporou novidades tanto no visual quanto no catálogo de versões. Atualmente, o portfólio começa em R$ 98.990 (versão Drive MT) e chega a R$ 146.990 (Impetus Hybrid).
A diferença de R$ 48 mil entre as duas opções se dá por uma série de fatores, incluindo motorização, conteúdo e detalhes do visual. Autoesporte comparou as duas versões e mostra as razões que explicam tamanho salto de preço.
Importante reforçar que o portfólio conta ainda com a variante Abarth T270 no topo da gama, mas que não foi considerada no comparativo por apresentar proposta distinta e mais voltada para esportividade.
Logo de cara, a principal diferença entre o Pulse Drive 1.3 MT e o Pulse Impetus T200 Hybrid está na motorização. No primeiro, marca presença o conhecido motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Dados oficiais indicam consumo de 9,0 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, bem como 12,5 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, com gasolina.
Já a versão Impetus T200 tem 1.0 turbo flex de três cilindros com até 130 cv e 20,4 kgfm, associado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. Não há qualquer mudança de potência ou torque, mas o sistema híbrido leve (MHEV) promete reduzir tanto o consumo quanto a emissão de gases poluentes. O câmbio é sempre automático CVT de sete marchas simuladas.
Neste caso, o consumo é de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol no tanque, e 13,4 km/l e 14,4 km/l, nesta ordem, com gasolina. As médias são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Os números são praticamente os mesmos nos dois casos, mas o salto de preço se dá pela tecnologia embarcada do conjunto híbrido e pelo desempenho claramente superior. O Impetus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, com máxima de 189 km/h, enquanto o Drive leva 11,7 segundos e tem máxima de 178 km/h.
Os quase R$ 50 mil de diferença também se justificam pelo conteúdo de cada versão. Posicionado na base do portfólio, o Pulse Drive MT dispensa recursos adicionais de segurança e conforto que só o Pulse Impetus oferece. Alguns elementos que fazem diferença na parte estética, como rodas mais chamativas, apliques plásticos e combinação de cores, também são exclusividades da versão mais cara.
Em comum, há apenas itens considerados triviais para a categoria, como ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida, além de central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, faróis de LED e quatro airbags.
Pulse Drive 1.3 MT: painel de instrumentos de 3,5 polegadas, central multimídia de 8,5 polegadas, entradas USB tipo C, ar-condicionado digital, banco de tecido, barra no teto, faróis e lanternas de LED, rodas de aço aro 16 com calotas, chave canivete, controle de estabilidade, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, volante multifuncional e com regularem de altura, entre outros;
Opcional Pack Plus (R$ 2.990): rodas de liga leve aro 16, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Pulse Impetus Hybrid T200 AT: câmera de ré, sensores de estacionamento, carregador de celular por indução, partida por botão, multimídia com tela de 10,1 polegadas, cluster digital de 7 polegadas, volante com revestimento que imita couro, modo Sport com botão de acionamento no volante, paddle-shifters, partida remota via chave canivete, rodas de liga leve aro 17, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, retrovisores externos com rebatimento elétrico, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e teto bicolor.
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Fonte: direitonews