A Fiat acaba de lançar os novos Pulse e Fastback híbridos no Brasil. Na linha 2025, a dupla traz como novidade o conjunto MHEV, como adiantado por Autoesporte. Desse modo, são os primeiros modelos híbridos leves flex da Stellantis no país. As versões Audace e Impetus foram as escolhidas para estrear a tecnologia. Os preços partem de R$ 125.990 para o Pulse e R$ 151.990 para o Fastback.
Veja preços e versões:
Vale frisar que a diferença de preços é de R$ 2 mil para todas as versões se as compararmos com as predecessoras, sem conjunto MHEV. Importante ainda salientar que as configurações com tecnologia híbrida leve irão conviver com as opções a combustão pelo menos até o fim deste ano.
Sob o capô, tanto Fiat Pulse quanto Fastback híbridos leves terão o motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. O câmbio é o automático CVT de sete marchas simuladas.
De acordo com o Inmetro, o Fiat Fastback T200 Hybrid faz 12,6 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 13,9 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol. No caso do Pulse híbrido, as médias oficiais ficam em 13,4 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol em ciclo urbano. Já no rodoviário, o modelo faz 14,4 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
A título de comparação, o Fastback Audace a combustão tem médias de 11,9 km/l com gasolina e 8,4 km/l com etanol na cidade. Na estrada, as médias são de 14,6 km/l com gasolina e 10,2 km/l com etanol. Ou seja, como pode notar, a diferença é mínima no caso do ciclo urbano. Já no ciclo rodoviário, o híbrido leve é menos econômico.
No caso do Pulse, tanto na versão Audace quanto na Impetus a combustão, temos médias de 12,1 km/l com gasolina e 8,4 km/l com etanol na cidade. Já na estrada os números são exatamente os mesmos das opções que dispõem do conjunto MHEV: 14,4 km/l e 10,2 km/l com gasolina e etanol, respectivamente.
A tecnologia presente nos Fiat Pulse e Fastback, bom dizer, é a mais simples do projeto Bio-Hybrid, apresentado pela Stellantis em 2023. No sistema híbrido leve flex da empresa, um pequeno motor elétrico de 4 cv substitui alternador e motor de partida. Ele está ligado por correia ao virabrequim do motor a combustão e por fios a uma pequena bateria de íons de lítio situada abaixo do banco do motorista.
A solução não promove uma tração contínua do veículo em modo apenas elétrico, como um híbrido pleno – caso de Toyota Corolla e Corolla Cross – mas ajuda a mitigar as emissões de poluentes, já de olho, evidentemente, na próxima fase do Proconve L8.
Em termos de design, o Fastback 2025 não recebeu nenhum tipo de alteração. Dessa forma, o visual mantém as linhas mais fluídas com o caimento cupê na traseira. No quesito dimensões, o SUV da Fiat tem 4,42 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade de 516 litros.
No interior, o Fiat Fastback traz uma central multimídia de 10,1 polegadas a partir da versão Audace, que tem conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há itens como carregador de celular por indução, faróis Full LED, câmera de ré e ar-condicionado digital. No mais, há pacote ADAS de sistema de condução ativa com recursos como frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.
Na linha 2025, são sete opções de cores. São elas: preto vulcano, branco banchisa, cinza silverstone, prata bari, cinza strato e azul amalfi, que é exclusiva para as configurações Audace e Impetus. Esta última ainda oferece o teto bicolor de série.
O primeiro SUV nacional da Fiat também não sofre mudanças de visual. Ou seja, mantém o design com dianteira mais alta e faróis Full LED. No interior, detalhes em prata e cinza compõem o visual. A central multimídia é a mesma do irmão cupê, de 10,1 polegadas. No quesito segurança, há o pacote ADAS a partir da versão Impetus.
Quanto às dimensões, o Fiat Pulse 2025 tem 4,09 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,53 m de distância entre os eixos. Já no porta-malas, são 370 litros de capacidade.
Sobre opções de cores, também são sete opções, sendo: preto vulcano, branco banchisa, vermelho monte carlo, prata bari, cinza strato, cinza silverstone e azull amalfi, que retorna à paleta do modelo e é exclusiva para versões Audace e Impetus – sendo que a topo de linha oferta teto bicolor.
Audace T200 Hybrid: motor T200 Hybrid de 130 cv, carregador de celular por indução, partida remota por botão, central multimídia de 10,1 polegadas, volante em couro, rodas de liga leve de 16″, banco bipartido, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, faróis Full LED, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, monitoramento de pressão dos pneu, quatro airbags, sensor de chuva e crepuscular e pacote ADAS com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, comutação automática de farol alto.
Impetus T200 Hybrid: Itens da versão Audace + bancos em couro, cluster digital de 7 polegadas, faróis de neblina dianteiros com função cornering light, navegação GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regulagem de altura e profundidade, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, retrovisor interno eletrocrômico.
Audace T200 Hybrid: motor T200 Hybrid de 130 cv, central multimídia de 10,1″, carregador de celular por indução, detector de chuva, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor fotocrômico, farol alto automático, partida remota por botão, ar-condicionado digital automático digital, câmera de ré, faróis Full LED e pacote ADAS com assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.
Impetus T200 Hybrid: Itens da versão Audace + bancos em couro, cluster digital de 7 polegadas, retrovisor com tilt down e rebatimento, rodas de ligava leve de 18 polegadas, teto bicolor, luz no retrovisor, farol de neblina.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews