A Fiat anunciou nesta segunda-feira (12) a atualização do sistema híbrido de Pulse e Fastback para resolver o problema que desativava o auxílio elétrico em determinadas condições.
A solução passa por uma atualização de software, realizada nas concessionárias da marca sem custos para os clientes. O agendamento pode ser feito na rede Fiat ou por contato telefônico, nos números 2123-6000 ou 0800 707 1000.
O problema veio à tona no começo do ano, quando proprietários relataram que o sistema híbrido não funcionava a depender do tempo que o carro ficava desligado. A marca revelou à reportagem de Autoesporte, em fevereiro, que já estava preparando a solução para mitigar problemas mais agudos dos modelos. Também havíamos apurado que a empresa estudava chamado oficial para resolução da questão.
A empresa ainda fez questão de reiterar que cerca de 1% dos 15 mil proprietários dos SUVs “relataram dúvidas sobre o tema” em seus canais de atendimento. Em fevereiro, segundo a Fiat, a porcentagem era praticamente a mesma.
A atualização, segundo a marca, faz com que os “acionamentos do sistema híbrido” sejam ampliados, “visando abranger um grupo ainda maior de clientes que possuem um tipo de uso muito específico ou esporádico do carro”.
Embora, num primeiro momento, o ajuste na programação se dê por meio de ida à concessionária, Autoesporte apurou que a Stellantis já trabalha para que futuras atualizações possam ser feitas over-the-air. Vale ainda ressaltar que não se pode aplicar aqui o termo “recall”, já que o tema não envolve questões acerca da segurança dos veículos. Todavia, a marca salienta que está “à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas” por meio de sua rede de concessionárias e dos já citados canais de atendimento.
A Fiat diz que a falha ocorre porque a central eletrônica que monitora os níveis de carga das baterias (são duas de 12V, uma de lítio e outra de chumbo) pode desabilitar o sistema híbrido (e-assist). Este é responsável por fornecer torque elétrico quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema.
A fim de resolver a questão, a Fiat garante em nota que recalibrou o e-assist. A empresa comenta que ajustou “o estado de carga das duas baterias para maximizar a operação”. Assim, a companhia garante que a central passou a desabilitar o sistema em número menor de oportunidades, permitindo que ele atue mais vezes.
Com a solução para o sistema híbrido leve de Pulse e Fastback, a Stellantis agora tem caminho aberto para colocar no mercado os Peugeot 208 e 2008 com a mesma tecnologia. Autoesporte apurou que o lançamento dos modelos havia sido postergado justamente por conta do problema envolvendo os Fiat.
A princípio, 208 e 2008 T200 Hybrid seriam apresentados oficialmente em maio. No entanto, a reportagem entende que tal deve ocorrer, por questões referentes ao apertado cronograma de lançamentos, em julho ou, mais tardar, agosto.
Leia abaixo, na íntegra, a nota da Fiat:
Únicos em seus segmentos, Pulse e Fastback são os primeiros modelos híbridos da Fiat e reforçam o legado de inovação e o protagonismo da marca. A tecnologia favorece a transição para uma mobilidade de baixo carbono, oferecendo mobilidade limpa, segura e acessível ao consumidor
Com uma proposta inovadora, os modelos são conectados e permitem a acesso aos dados sobre o carro, permitindo medir a forma como os clientes utilizam os produtos no dia a dia. A conectividade oferece a oportunidade de idealizar novas tecnologias futuras, assim como promover melhorias para a experiência de nossos atuais consumidores.
Neste sentido, a Fiat passou a oferecer aos clientes de Pulse e Fastback um pacote de atualização do funcionamento do sistema híbrido. De maneira simples e rápida, o consumidor poderá atualizar o sistema em qualquer uma das concessionárias da rede, para garantir que o potencial do veículo seja explorado ao máximo.
O E-Assist (sistema híbrido), dotado de uma central que gerencia os níveis de carga das baterias, foi recalibrado nesta atualização, ajustando o estado de carga das duas baterias para maximizar a operação sistema. Desta forma, a central que monitora os níveis de carga das baterias diminuiu significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes.
Com o novo software, os acionamentos do sistema híbrido foram ampliados, visando abranger um grupo ainda maior de clientes que possuem um tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro.
Dos mais de 15 mil carros vendidos entre Pulse e Fastback, menos de 130 clientes (0,8%) relataram dúvidas sobre o tema em nossos canais de atendimento. A atualização não é obrigatória, mas é recomendável e, por isso, os sistemas serão atualizados em todos os carros que passarem pelas concessionárias.
Desta forma, a marca reitera a qualidade de seus produtos, o respeito aos seus consumidores e permanece à disposição de seus clientes para esclarecer dúvidas por meio da rede de concessionárias, bem como por seus canais de atendimento (2123-6000 ou 0800 707 1000).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews