Desde a sua estreia, em 2016, o Fiat Mobi disputa (por algumas centenas de reais) com o Renault Kwid pelo título de carro zero quilômetro mais barato do Brasil. Lançado para ser o carro de entrada da marca, o Mobi foi desenvolvido para atender uma proposta mais urbana devido ao seu porte diminuto e ao baixo consumo de combustível, características que atraem principalmente frotistas e motoristas de aplicativo.
Construído a partir de uma variante encurtada da plataforma do Uno de segunda geração, com o qual compartilha diversos componentes estruturais e mecânicos, o Fiat Mobi mede apenas 3,56 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,50 m de altura. O entre-eixos de reduzidos 2,30 m limita consideravelmente o espaço dos ocupantes, principalmente para os que viajam no banco traseiro. O porta-malas, por sua vez, acomoda exíguos 235 litros, suficientes apenas para o transporte de objetos menores.
O Fiat Mobi estreou no mercado brasileiro com seis versões, que se diferenciam pelo nível de equipamentos e alguns detalhes visuais: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On.
Itens triviais, como ar-condicionado e direção hidráulica, estão disponíveis somente a partir da Easy On. Vidros e travas com acionamento elétrico, computador de bordo, chave com telecomando, limpador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros, estão presentes desde a versão Like.
As configurações Way e Way On têm estilo mais aventureiro, com para-choques mais robustos, racks no teto, molduras nas caixas de roda e suspensões mais altas.
O Fiat Mobi sempre foi vendido com motorizações aspiradas flex de 1,0 litro, que se destacam pelo baixo consumo de combustível. Desde o seu lançamento, o subcompacto é comercializado com o longevo motor Fire Evo 1.0 flex de quatro cilindros, conhecido por sua robustez e baixo custo de manutenção. Esse propulsor entrega até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque, conectado ao câmbio manual de cinco marchas.
No entanto, meses depois do lançamento, o Mobi ganhou a versão Drive equipada com o motor Firefly 1.0 aspirado de três cilindros compartilhado com o Argo. Mais moderno e eficiente que o Fire Evo, esse propulsor gera 77 cv e 10,9 kgfm.
Além do desempenho ligeiramente superior e do menor consumo de combustível, o Mobi Drive com o motor Firefly conta com direção elétrica no lugar do sistema hidráulico das demais versões. Esse propulsor também foi oferecido com a transmissão automatizada GSR de cinco marchas.
Na linha 2021, lançada em 2020, o Fiat Mobi sofreu um reposicionamento, passando a ser oferecido em apenas três versões (Easy, Like e Trekking), além de uma discreta atualização visual. O subcompacto ganhou para-choques redesenhados e as molduras nas caixas de roda passaram a fazer parte de todas as configurações, assim como a suspensão elevada da antiga versão Way, rebatizada como Trekking.
Linha 2017
Linha 2018
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Linha 2025
O Fiat Mobi deve ser considerado por motoristas de aplicativo e frotistas que dependem de um veículo econômico, robusto e fácil de estacionar para atender às suas necessidades em atividades majoritariamente urbanas. Se estiver pensando em um carro para o uso familiar e viagens, mesmo que esporádicas, melhor procurar um modelo com espaço interno mais generoso e um porta-malas que seja capaz de acomodar, ao menos, duas malas pequenas.
Esqueça a versão Easy por ser básica demais (não possui nem limpador traseiro). Os carros equipados com direção hidráulica e ar-condicionado são mais procurados no mercado de usados, portanto, mais fáceis de vender futuramente.
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Fonte: direitonews