Fiat Grande Panda será mesmo o novo Uno no Brasil? Veja o que sabemos


O Fiat Uno vai voltar ao Brasil em 2026? O nome pode ser considerado para batizar a versão nacional do Grande Panda, apresentado na Europa na semana passada. O lançamento ainda vai acontecer no dia 11 de julho, quando mais detalhes serão revelados. Nome à parte, uma coisa é certa: haverá um compacto nacional da Fiat em 2026 inspirado no modelo para substituir Mobi e Argo de uma só vez.

A informação foi confirmada pelo grupo Stellantis em uma apresentação a investidores na última semana. O hatch é conhecido internamente como projeto F1H e usará a mesma plataforma CMP do Citroën C3, rebatizada de STLA Small.

O Panda nada mais é do que o primo europeu do nosso Uno — vendido por aqui entre 1984 e 2021. Na Europa está à venda há mais de 40 anos e permanece na terceira geração desde 2011. O novo Grande Panda manterá o visual quadrado, mas com um design bem mais futurista.

A fabricação deste modelo derivado do Grande Panda deve ser na fábrica de Betim (MG) com a estrutura compartilhada com o C3, entretanto, com novas estamparias de chapa, novos formatos e vincos das portas laterais e as caixas de roda.

Ao observar as imagens de patente do Fiat F1H, é possível ver como a inclinação da coluna A do F1H, bem como a transição desta para o teto, são exatamente as mesmas do C3 – assim como a coluna B. Isso indica que ambos os modelos compartilharão a mesma estrutura monobloco.

Por outro lado, os balanços dianteiro e traseiro do F1H serão mais sobressalentes que os do C3, aumentando o comprimento de menos de 4 metros (pensado para o mercado da Índia) para cerca de 4,10 m — porte semelhante ao de Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, por exemplo.

O entre-eixos deve ser o mesmo do Citroën, 2,54 m, assim como a largura próxima a 1,75 . Porém, assim como o próprio C3, o modelo não será posicionado como um SUV, mas sim como um hatch de vão livre do solo generoso.

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O novo modelo da Fiat deve partir da faixa de R$ 80 mil e terá motores 1.0 Firefly (manual), 1.3 Firefly (manual ou CVT) e Turbo 200 1.0 turbo micro-híbrido de 12V (automático), todos flex. O Grande Panda estará disponível em opções híbrida e elétrica.

O Fiat F1H virá ocupando uma posição entre R$ 80 mil e R$ 110 mil. Ou seja, não será o carro mais barato da Stellantis no Brasil, isso porque o C3 parte de R$ 74.740.

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Fonte: direitonews

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