Fiat Grande Panda se inspira no Citroën C3 para antecipar o novo Argo


A quarta geração do Panda na Europa está perto de sua apresentação, mas a Fiat já revela as primeiras imagens do modelo e confirma o nome oficial: Grande Panda. O veículo, que promete ser o novo carro popular da marca, dará origem a uma nova família de carros. E o modelo deve antecipar o que veremos no carro que vai substituir Mobi e Argo de uma só vez no Brasil.

Com lançamento previsto pata meados de 2026, o novo Panda será feito sobre a plataforma STLA Smart Car, uma evolução da atual CMP que faz parte de modelos como Citroën C3 e C3 Aircross — e futuramente do Basalt. Aliás, quando for lançado, o Grande Panda estará disponível em opções híbrida e elétrica.

De acordo com a Fiat, o modelo pertencerá ao segmento B. Desta forma, terá um comprimento de 3,99 metros, praticamente o mesmo tamanho do C3, que tem 3,98 m. O entre-eixos deve ser o mesmo do compacto da Citroën, de 2,54 m, assim como a largura próxima a 1,75 m. E como adiantado pela Autoesporte, ambos os modelos compartilharão a mesma estrutura monobloco.

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Entretanto, o Grande Panda terá algumas características modernas, bem como uma nova estamparia. As linhas mais retas e marcantes, por exemplo, fazem parte da identidade visual do veículo, que é inspirado no Panda da década de 1980, que é o modelo de entrada da marca no Velho Continente. Para nós, o modelo foi o lendário Uno.

Na dianteira, o destaque fica para a peça preta que une os faróis dianteiros. A assinatura luminosa é composta por pixels em um padrão xadrez. Aliás, as luzes diurnas dividem o mesmo espaço com as setas. No geral, o design é mais “quadradão” e as linhas fazem o novo compacto ter uma pegada de SUV, com um porte mais robusto.

Seja como for, a Fiat não deixou de prestar homenagens ao modelo dos anos 80, com a presença das barras no teto e no nome “Panda” original na tampa do porta-malas. A traseira traz muitos recortes com uma pegada futurista e as rodas de liga leve diamantadas são de 17 polegadas.

Embora tenha a missão de substituir Argo e Mobi no mercado nacional, o Grande Panda não será o modelo mais barato da Stellantis no Brasil. Esta posição caberá ao próprio Citroën C3, que começa na faixa dos R$ 70 mil.

O novo modelo da Fiat deve partir da faixa de R$ 80 mil e terá motores 1.0 Firefly (manual), 1.3 Firefly (manual ou CVT) e Turbo 200 1.0 turbo micro-híbrido de 12V (automático), todos flex. Seja como for, o projeto marcará a estreia da plataforma modular global Smart Car, de origem Peugeot-Citroën, na fábrica de Betim (MG).

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Fonte: direitonews

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