A Stellantis, dona de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, apresentou nesta quinta-feira (20), o chamado STLA AutoDrive. Apesar do nome difícil, trata-se do primeiro sistema de condução autônoma desenvolvido internamente pela empresa. Na prática, a tecnologia promete “reduzir o esforço do motorista no trânsito das cidades” e promete superar a Tesla.
Mas como? O STLA AutoDrive, por meio de um avançado conjunto de sensores, consegue monitorar continuamente o ambiente ao redor do carro para permitir uma condução autônoma a velocidades de até 60 km/h. Ou seja, garante que um veículo dirija sozinho sem que o motorista toque no volante ou nos pedais.
De acordo com a Stellantis, com o STLA AutoDrive ativo, os donos dos automóveis podem “aproveitar o tempo de forma mais produtiva, seja assistindo a um filme, checando e-mails, lendo um livro ou apenas apreciando a vista“.
Os condutores são notificados de que o STLA AutoDrive está disponível. Depois, quando ativado por meio de botão físico, o sistema assume o controle. A partir daí, mantém distâncias seguras, ajusta a velocidade e gerencia aceleração e frenagem com base no fluxo de tráfego.
A tecnologia ainda funciona à noite ou em condições climáticas pouco mais desafiadoras, como chuvas leves ou respingos de água na estrada. Isso porque um sistema automatizado de limpeza de sensores mantém os componentes limpos.
Em velocidades mais altas, o STLA AutoDrive oferece conveniências outras, como controle de cruzeiro adaptativo e funções de centralização de faixa de nível 2 do Adas, sigla para Advanced Driver Assistance System, que significa Sistema Avançado de Assistência ao Condutor.
A Stellantis ainda não informou em quais carros irá implementar o sistema. Nos testes, utilizou um Jeep Wagoneer. Também não disse quando a tecnologia fará sua estreia no mercado. Ainda assim, garantiu que o STLA AutoDrive pode ser usado em veículos de todas as marcas do grupo. Ou seja, de Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, por exemplo. Inclusive, o sistema pode ser adaptado para diferentes países.
É importante lembrar que diversos carros já são equipados com tecnologias semelhantes, como é o caso de modelos de Volvo, Audi, Mercedes-Benz e BMW. O sistema mais avançado até então era o Autopilot da Tesla, que também traz um conjunto de recursos de assistência ao motorista. No entanto, a tecnologia da marca de Elon Musk ainda exige que o condutor mantenha as mãos no volante.
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Fonte: direitonews