Fiat Cronos Drive 2026: conheça o sedã automático mais barato do Brasil


O Fiat Cronos mudou de visual na linha 2026, mas ainda assim manteve o título de sedã automático mais barato à venda no Brasil. Com preço de R$ 112.990 cobrado pela versão Drive 1.3 AT, é mais barato do que os principais rivais: Chevrolet Onix Plus (R$ 116.070) e Hyundai HB20S (R$ 125.490) . Mas o que o três-volumes entrega nesta configuração?

Autoesporte rodou por diversas concessionárias no Rio de Janeiro (RJ) para conseguir encontrar uma unidade do Cronos Drive 1.3 AT já na linha 2026. Segundo vendedores ouvidos pela reportagem, os pedidos já foram feitos, mas a maioria dos carros ainda não foi entregue para as lojas.

Por sorte, encontramos uma unidade do novo Fiat Cronos 2026 Drive 1.3 AT que havia acabado de entrar no estoque de uma loja da marca em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. O modelo, na cor Preto Vulcano, já traz os retoques na dianteira recebidos pelo sedã na nova linha.

Na dianteira, são novos o para-choque, a grade tridimensional e os faróis. Na versão intermediária, Drive 1.3 AT, o componente tem iluminação toda em LED e uma nova assinatura de design, que simula uma espécie de pontilhado com aspecto mais atualizado.

A configuração tem maçanetas pintadas na cor da carroceria, mas os retrovisores têm acabamento em preto. As rodas de 15 polegadas são de aço e têm calotas pintadas em cinza. É a mesma combinação usada na configuração básica — apenas a opção topo de linha do Cronos vem com rodas de liga leve de 16 polegadas.

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Na cabine, o acabamento modesto é de plástico rígido e cinza escuro em praticamente todas as superfícies. Os bancos são revestidos de tecido e contam com ajustes manuais de altura, bem como de angulação do encosto lombar.

A tecnologia embarcada teve uma leve melhora. De série, a versão intermediária do sedã compacto da Fiat agora tem a central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o que elimina aquela incômoda situação de cabos espalhados pelo console. No mais, o modelo de entrada manteve o conjunto das demais linhas.

Já conhecido, o painel de instrumentos do Fiat Cronos manteve o padrão, com dois mostradores analógicos nas extremidades e tela de 3,5 polegadas em TFT ao centro. O volante multifuncional tem comandos do sistema multimídia, piloto automático e painel de instrumentos. A chave é do tipo canivete.

A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas e sensores de estacionamento traseiros. Os retrovisores com ajustes manuais podem ser considerados um deslize do sedã automático de mais de R$ 110 mil. Para ter regulagem elétrica dos espelhos, é preciso pagar R$ 3 mil em um pacote de opcionais que também inclui câmera de ré e rodas de liga leve de 15 polegadas.

A lista de itens de segurança do Cronos 2026 não teve melhorias, mesmo com a queixa de donos dos modelos mais antigos. Portanto, a versão Drive ainda oferece apenas os obrigarórios airbags frontais. Há também controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

Apesar das ausências aqui e ali, o sedã ainda é digno de aplausos pelo seu ótimo espaço interno. São 4,36 metros de comprimento, 1,72 metros de largura, 2,52 metros de entre-eixos e 525 litros de capacidade do porta-malas.

Sem surpresas, a versão Drive 1.3 AT do Fiat Cronos usa o conhecido motor 1.3 Firefly de quatro cilindros e 8 válvulas, que rende 107 cv de potência e 13,6 kgfm de torque com etanol. O desempenho cai para 98 cv de potência e 13,1 kgfm de torque na gasolina. O câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.

Segundo o programa de etiquetagem do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Cronos 1.3 automático tem um consumo de 12,6 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, a média é de 8,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. A eficiência do modelo pode render uma autonomia de até 701 km por tanque, que, neste caso, tem 48 litros.

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Fonte: direitonews

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