Fiat Argo: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch


O Fiat Argo foi apresentado em 2017 com a tarefa de substituir de uma só vez o Palio e o Punto numa época em que a marca italiana vinha perdendo espaço no segmento de hatches compactos para modelos mais modernos, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo.

Como foi lançado no final do primeiro semestre de 2017, o Argo registrou pouco mais de 27 mil emplacamentos em seu ano de estreia. A sua melhor marca foi atingida em 2021, quando vendeu 84.644 unidades, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários).

O Argo foi desenvolvido a partir da plataforma MP1, capaz de compartilhar componentes estruturais e mecânicos com outros carros da Fiat – tanto que deu origem a outros três modelos: o sedã Cronos e os SUVs Pulse e Fastback.

De acordo com a ficha técnica, o Fiat Argo mede 4 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos. O porta-malas de 300 litros tem capacidade na média do segmento.

O hatch foi o responsável pela estreia dos motores Firefly 1.0 e 1.3, ambos flex, naturalmente aspirados e dotados de cabeçote com variação do comando único das válvulas de admissão e escape (são duas por cilindro).

O 1.0 de três cilindros gerava 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Já o 1.3 de quatro cilindros desenvolvia 109 cv e 14,2 kgfm, associado à caixa manual ou automatizada GSR (antiga Dualogic), também com cinco marchas.

As versões topo de linha Precision (de proposta mais requintada) e HGT (com visual esportivo) eram movidas pelo conhecido motor e.TorQ 1.8 16V flex aspirado de 135 cv e 19,3 kgfm – com o câmbio manual de cinco velocidades ou automático de seis marchas.

A variante Trekking com motor Firefly 1.3, de estilo aventureiro, chegou em 2019 com visual mais robusto e suspensões mais altas. A motorização 1.8 passou a ser oferecida meses depois com câmbio automático.

O Fiat Argo não sofreu grandes atualizações ao longo de sua trajetória no mercado brasileiro. A principal delas veio em 2022, quando a linha 2023 estreou uma discreta reestilização no para-choque dianteiro e rodas com novos desenhos.

A mecânica também não foi profundamente modificada. Em 2021, o motor 1.8 deixou de ser oferecido por não atender às novas normas de emissões do Proconve L7. Para suprir a ausência do câmbio automático que era oferecido com esse propulsor, o Argo ganhou em 2023 a opção da caixa automática CVT em versões com o propulsor de 1,3 litro.

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Linha 2018

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O Fiat Argo é uma opção para quem busca por um carro compacto, econômico e de fácil manutenção. Independentemente da motorização, a sua mecânica não tem defeitos crônicos complicados e as suas peças são facilmente encontradas em concessionárias e lojas especializadas.

As versões 1.0 e 1.3 são as mais procuradas pelos motoristas de aplicativos por causa do baixo consumo de combustível, por isso devem ser avaliadas com maior cautela para evitar a compra de um carro que possa ter rodado grandes quilometragens sem ter passado pelas manutenções preventivas.

As configurações com motor 1.8 são as mais completas em termos de equipamentos de série, mas esse propulsor – embora seja robusto – também é conhecido pelo elevado consumo.

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Fonte: direitonews

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