Fiat 600e é SUV elétrico com estilo retrô e tamanho de Pulse


Com direito a apresentação no Vaticano e com muita estética italiana, a Fiat apresentou nesta quarta-feira (5) o novo 600e, SUV compacto elétrico irmão do 500e” que gera 156 cv e promete rodar até 600 km na cidade. Feito sob a mesma plataforma do Peugeot e-2008 e Jeep Avenger, o crossover pode ser um bom candidato para o Brasil.

O 600e é um pouco menor do que o 500X– versão SUV do 500 – e tem porte parecido com o Pulse. Portanto, são 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,52 m de altura. O porta-malas comporta até 360 litros, parecido com o Volkswagen T-Cross.

O estilo retrô é baseado no 500, só que em uma carroceria maior, como se fosse um 500e “anabolizado”. Assim como o hatch, o SUV tem linhas arredondadas nos faróis e no formato da carroceria. A abertura na grade frontal o diferencia de outros carros elétricos, já que a maioria dos fabricantes opta por fechar completamente a região.

A silhueta do 600e também lembra o compacto, mas incorpora uma pequena antena “tubarão” e um spoiler, ambos pintados de preto. Na traseira, o formato das lanternas em “E” é semelhante ao do hatch. O que muda em relação ao 500 é a grade aberta, assinatura de LED, as rodas maiores (de 18 polegadas), saias pretas nas laterais e para-choques.

Instalado no eixo dianteiro, o motor elétrico de 156 cv de potência e 26 kgfm de torque é alimentado por um conjunto de baterias de 54 kWh – mesmo conjunto que equipa o Jeep Avenger, SUV que divide a plataforma eCMP2 com o Fiat. Esse pacote fornece autonomia média de 400 km no ciclo WLTP. Na cidade, porém, o carro pode rodar até 600 km.

A Fiat afirma que a bateria recupera 80% de sua carga em 30 minutos quando estiver conectada em fontes de recarga rápida de 100 kW. Em fontes de corrente alternada de 10 kW, a bateria atinge carga completa em quase seis horas.

Com uma pegada despojada voltada para o público jovem, o interior é colorido e customizável – o proprietário pode escolher até 64 diferentes combinações de cores para a cabine e central multimídia. Parecido com o interior do Citroën C3, a cor do painel combina com a pintura da carroceria.

O painel, aliás, tem poucos botões físicos e utiliza uma central multimídia de 10,25″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O painel de instrumentos também é digital de 7 polegadas e fica dentro de uma moldura redonda. Diferente do interior do 500e, o console central se estende até o painel, onde ficam os botões de seleção de condução.

Embora a pegada seja retrô, o 600e não abre mão da tecnologia e segurança. Ele é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, assistente de estacionamento, câmera traseira, sensores 360º, frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres e ciclistas, chave presencial, carregador de celular por indução, entradas USB, banco do motorista com massagem e ar-condicionado digital.

O elétrico foi lançado na Itália em duas versões: La Prima e Red e já pode ser encomendado. Os preços iniciam em €35.950, cerca de R$ 190,2 mil na conversão direta.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Emprego na indústria perde tração em 2023 e cai em maio, diz CNI
Próxima Obras de drenagem e pavimentação asfáltica avançam no Residencial Alfredo de Castro II