FGTS: Saiba como consultar seu saldo e quando é possível sacar o dinheiro


Toda pessoa que atua profissionalmente em regime CLT possui direitos trabalhistas. Um deles é o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o Governo Federal, a criação do FGTS tem como objetivo principal dar suporte àqueles trabalhadores demitidos sem justa causa. Assim, em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, o empregador deposita mensalmente 8% do salário de cada funcionário.

Como ter acesso ao valor completo do seu Fundo de Garantia?

Além da demissão sem justa causa, os outros motivos para ter acesso ao seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço são os seguintes:

Encerramento de contrato de trabalho por prazo determinado; rescisão de contrato por culpa recíproca ou força maior e rescisão de contrato devido à extinção total ou fechamento da empresa.

Após alguma dessas situações, será entregue uma chave de acesso a uma conta ativa referente a este contrato de trabalho.

Ainda, existe a possibilidade do valor ficar retido quando não há nenhuma movimentação na conta, tornando-a inativa e o saque só poderá ser realizado em contas ativas.

Como sacar o FGTS retido no banco?

Como dito anteriormente, só é possível sacar o valor referente ao FGTS em contas ativas na Caixa Econômica Federal. No entanto, existem algumas situações em que é possível utilizar o dinheiro retido.

As situações em que é possível utilizar o FGTS, mesmo que a conta esteja inativa, são as seguintes: aposentadoria, aquisição de uma casa própria, se o trabalhador ou seu dependente apresentar doença grave ou se o profissional não obtiver registro em carteira por mais de três anos.

Vale ressaltar que as pessoas que escolheram realizar o saque-aniversário, enquanto ainda exerciam suas atividades laborais, não poderão receber a quantia depositada pela empresa.

Entenda como consultar seu saldo!

Para consultar o saldo, não existe mais a necessidade de se locomover até o banco mais próximo! É possível fazer a consulta pela internet.

Através do aplicativo do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal ou internet banking do banco é possível consultar o saldo e muito mais. Para acessar o aplicativo, só é necessário informar o seu CPF.

Fonte: capitalist

Anteriores Citando 'segurança nacional', EUA sancionam 37 empresas da China e da Rússia
Próxima Justiça rejeita queixa-crime de Queiroz contra Porchat: "miliciano"