Ferrari SC40 faz homenagem à icônica F40 com visual personalizado e 841 cv


Produzida entre 1987 e 1993 como um dos carros mais icônicos de sua época, a Ferrari F40 está sendo homenageada por meio do programa Special Projects da marca. A divisão é responsável por desenvolver veículos únicos e acaba de apresentar ao público a novíssima SC40. O design foi cuidadosamente pensado para reproduzir elementos do esportivo original, enquanto o conjunto mecânico é híbrido e emprestado da 296 GTB.

No visual, a reinterpretação da lendária F40 fica evidente no capô longo e baixo, bem como nas proporções quadradas e na asa traseira fixa pintada em branco. Destaque ainda para as linhas verticais que percorrem os para-lamas dianteiros, os cortes das portas e a tampa do motor — tudo assinado pelo diretor de design Flavio Manzoni.

Na dianteira, os faróis ficam posicionados nas extremidades do carro e são emoldurados por carcaças pretas que se conectam a uma única entrada de ar que atravessa o para-choque. Na traseira, destaque para as lanternas estreitas inspiradas na 296 GTB e o escapamento de titânio-carbono impresso em 3D.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Na mecânica, a SC40 usa o mesmo conjunto híbrido da 296 GTB. Ou seja, motor 3.0 V6 biturbo combinado com um propulsor elétrico e um câmbio de dupla embreagem de oito marchas. Ao todo, são entregues 841 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e uma velocidade máxima de mais de 330 km/h.

Como referência, o V8 biturbo do F40 original produzia 478 cv de potência e rendia uma velocidade máxima de 323 km/h. O modelo pesava menos de 1.370 kg e dependia exclusivamente da aderência mecânica e da habilidade do motorista. Já a SC40 pesa 1.565 kg e auxilia o condutor com aerodinâmica ativa, sistema híbrido de torque e controles eletrônicos de estabilidade.

Por dentro, as referências da F40 estão presentes principalmente na composição dos materiais. O carbono-Kevlar reaparece nos apoios para os pés, tapetes e volante, combinado com Alcantara Charcoal e tecido Jacquard vermelho.

Como todos os modelos únicos da Ferrari (apenas uma unidade será vendida), a SC40 levou cerca de dois anos para ser concluída e o próprio cliente trabalhou em estreita colaboração com a marca durante o desenvolvimento.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Apuração sobre esquema de venda de sentenças no STJ fortalece o Judiciário
Próxima Mãe é presa em Salvador após esfaquear filho de oito anos