Ferrari F40 raríssima vai a leilão e preço pode chegar a R$ 48 milhões


Não é difícil vermos carros exclusivos indo a leilão por preços milionários. Recentemente, a primeira Ferrari que Schumacher teve foi vendida neste formato. Além disso, uma coleção com cinco esportivos da marca italiana foi leiloada por R$ 100 milhões. Agora, uma Ferrari F40 raríssima é que está roubando a cena em Monterey, na Califórnia (EUA).

Mas não é qualquer uma. Trata-se da Ferrari F40 LM GTC, uma das 19 unidades preparadas pela Michelotto e a mais potente já produzida: são impressionantes 760 cv. Isso explica o preço. A casa de leilões RM Sotheby’s estima que o valor arrecadado fique próximo dos US$ 9,5 milhões, o equivalente a cerca de R$ 48 milhões em conversão direta. Os lances serão feitos no dia 16 de agosto de 2025.

Aliás, esse exemplar faz parte da primeira criação de uma versão de competição da lendária F40 — e que teve apoio da própria Ferrari. Com isso, a empresa Michelotto, que já havia preparado várias versões da Ferrari 308 e Lancia Stratos, fez modificações significativas no motor.

Incluiu intercoolers Behr maiores, eixos de comando de válvulas revisados, um sistema de gerenciamento de combustível modificado e um aumento na potência do turbo. O resultado? Um acréscimo de 282 cv. Originalmente, vale lembrar, a F40 vinha com motor V8 2.9 biturbo, capaz de gerar 478 cv.

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O aumento na potência veio acompanhado por inúmeras alterações no chassi, incluindo freios a disco Brembo maiores, rodas mais largas com pneus mais macios e uma altura de rodagem mais baixa. A carroceria também foi aerodinamicamente modificada com um grande spoiler dianteiro e saídas de refrigeração maiores.

De acordo com as informações e nota fiscal de fábrica, a Ferrari F40 LM GTC 1992 que está indo a leilão tem o número de chassi 95448 e é o 14º exemplar preparado pela Michelotto. A pintura é na cor Rosso Corsa e os bancos tem acabamento de tecido em Stoffa Vigogna.

Fora isso, em abril de 2009, o F40 LM foi certificado de fábrica pela Ferrari Classiche, um departamento da Ferrari dedicado à certificação, restauração e manutenção de modelos clássicos da marca. O livro físico não acompanha mais o esportivo, mas um documento digital está disponível para o futuro comprador.

E se você está preocupado com o estado de conservação após 33 anos, saiba que, em 2014, o esportivo foi devolvido a Michelotto para uma renovação completa. Houve uma reforma no motor e na caixa de câmbio, além de pequenos reparos na carroceria e uma restauração no exterior. Depois, já neste ano, uma nova revisão que custou US$ 67 mil (ou R$ 375 mil) foi feita pela Rosso Corsa Inc., uma oficina especializada em modelos italianos, localizada na Flórida (EUA).

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Fonte: direitonews

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