Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto realiza 19º edição de encontro nacional do setor


O Sistema Plantio Direto (SPD) é uma abordagem agrícola voltada para a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável em harmonia com a natureza, fundamentada em três princípios: a não perturbação do solo (limitada às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a manutenção permanente de cobertura do solo, (preferencialmente com plantas vivas ou mortas), e a rotação e diversificação de culturas.

Esta prática se expandiu por todo o país e, em 2020, atingiu 36 milhões de hectares, o equivalente a cerca de 54% área dedicada à produção de grãos no Brasil. Muitos desafios, obstáculos foram superados, porém, muito ainda temos que aprender e evoluir para otimizar e conciliar o SPD junto as demandas ambientais e econômicas.

Para celebrar os avanços do SPD e da agricultura sustentável, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto realiza a cada dois anos o Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que agora em sua 19ª edição, será realizado pela primeira vez no estado da Bahia, no município de Luís Eduardo Magalhães região oeste baiana, um polo agrícola recente em expansão e de grande potencial.

O 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto é voltado para os diversos setores e público do agronegócio brasileiro. Nesta edição, espera-se a participação de mais de 800 pessoas, incluindo produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, cooperativas, empresas de todo o Brasil e de outros países.

Durante três dias, o evento oferecerá palestras e debates de alto nível com conceituados especialistas em agricultura do Brasil e do mundo, além de produtores rurais de sucesso que compartilharão suas experiências em diversas regiões do país e hoje estão colhendo os frutos de uma agricultura melhor e mais sustentável através do SPD.

O evento terá espaço para submissão e exposição de resumos na modalidade técnicos ou científicos que abordem as práticas da agricultura sustentável, além da modalidade de textos livres, onde qualquer pessoa poderá expressar textos opinião, relatos de experiências e contextos históricos relacionados ao SPD. Está ainda prevista na programação a tradicional tarde de campo com suas estações interativas, que está sendo preparada na área da estação experimental da fundação Bahia. E serão disponibilizadas visitas organizadas pelas empresas patrocinadoras no dia 12/07, após o evento. Tudo isso para que o participante tenha acesso às melhores propostas e soluções para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio, verdadeiramente sustentável através do Sistema Plantio Direto.

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Eduardo Bolsonaro será candidato ao Senado em 2026, diz Valdemar Costa Neto
Próxima Preços do açúcar em ascensão