Fed lança programa emergencial após colapso de bancos nos EUA


O Federal Reserve (Fed- o Banco Central dos EUA) anunciou uma linha de empréstimo de emergência para fortalecer o sistema bancário do país. O anúncio foi feito por meio de um comunicado divulgado na noite de domingo (12).

A decisão acontece em meio aos temores de uma segunda-feira “sangrenta” no mercado após a falência de dois bancos em menos de uma semana.

A autoridade monetária americana decidiu agir rápido diante do processo de falência do Silicon Valley Bank (SVB), considerado o “banco das startups”, avaliado em US$ 40 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões).

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

<!–

if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
let temScript = document.createElement(‘script’);
temScript.src = ‘https://widgets.outbrain.com/outbrain.js’;
temScript.async= true;
document.getElementsByTagName(‘head’)[0].append(temScript);
}
–>

O Silicon Valley Bank ficou sem caixa após uma corrida de saques de clientes.

Oficialmente, o SVB foi a maior instituição financeira dos EUA a entrar em falência desde o caso do Lehman Brothers, de 2008.

Na ocasião, a queda do Lehman Brothers criou uma crise no setor de hipotecas americano.

Na nota, o Fed informou que disponibilizará financiamento adicional aos SVB e ao Signature Bank, de NY, que também entrou em colapso e sofreu intervenção do Governo Biden no domingo.

Uma outra instituição financeira, o Silvergate Bank, especializado em criptomoedas, anunciou o encerramento de suas operações após as ações perderem 98% do valor de mercado.

De acordo com o Fed, a medida tem o objetivo de “ajudar a garantir que os bancos tenham a capacidade de atender às necessidades de todos os seus depositantes”.

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Sumiço de dinheiro no Nubank: Clientes entram em pânico. Descubra o que causou o problema
Próxima F1: Szafnauer compara pódio de Alonso no Bahrein com o de Pérez em 2014