Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, recebeu alta nesta quinta-feira (28) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após três meses de internação. Segundo o boletim médico divulgado pela instituição, Faustão “se encontra bem clinicamente, com bom funcionamento dos órgãos transplantados”.
O apresentador passou por um transplante de fígado e um retransplante renal nos dias 6 e 7 de agosto. Ele havia recebido alta da UTI para o quarto em 13 de agosto e seguirá agora um plano de cuidados em casa, incluindo o uso de medicamentos imunossupressores e acompanhamento médico regular.
Faustão estava internado desde 21 de maio, devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse, e vinha sendo submetido a tratamento para controle da infecção e reabilitação clínica e nutricional, com o objetivo de estabilizar seu quadro de saúde.
O boletim de alta foi assinado por importantes integrantes de sua equipe médica, incluindo o nefrologista Álvaro Pacheco e Silva Filho, o cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião do transplante hepático Marcelo Bruno de Rezende e Eliezer Silva, diretor-executivo de sistemas de saúde.
Histórico de saúde
O apresentador enfrenta uma série de desafios de saúde nos últimos anos. Em agosto de 2023, ele foi internado por insuficiência cardíaca e precisou entrar na lista de espera de transplantes. Após receber um órgão em 27 de agosto, Faustão compartilhou nas redes sociais sua gratidão à família do doador e fez um apelo sobre a importância da doação de órgãos:
“A missão continua, no sentido de cada vez mais tirar os preconceitos, as informações erradas. Para que todos tenham essa consciência.”
Em fevereiro de 2024, Faustão passou por um novo transplante renal, necessário devido ao agravamento de uma doença renal crônica. Inicialmente, o órgão não funcionou, e o apresentador precisou de um procedimento de embolização. O retransplante de rim realizado em 7 de agosto estava planejado há cerca de um ano. No total, Faustão passou por quatro transplantes ao longo dos últimos anos.
A equipe médica do Einstein informou que ele continuará sendo acompanhado regularmente para garantir a manutenção da saúde dos órgãos transplantados e a recuperação completa.
Fonte: gazetabrasil