Fauna de MT é tema de mostra para estudantes


A Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, realiza nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), a V Mostra de Projetos Integrados Pró-Pantanal (Mopipp). O evento será no Centro de Eventos Municipal Antônia de Campos Maciel, neste município, e será  aberto para visitação das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na quinta-feira, a Mostra fica aberta até às 19h. 

A atividade é destinada a estudantes da rede pública e privada, e ao público em geral, com  entrada gratuita. O objetivo da Mostra é levar conhecimentos científicos sobre a fauna de Mato Grosso à comunidade pantaneira em formato itinerante e inclusivo, com foco na sensibilização, reforçando a importância da conservação e preservação da fauna regional. 

A Mostra reúne projetos de extensão desenvolvidos na Favet/UFMT/Cuiabá, como o “Bicho por Dentro”, “Acervo Anatômico de Animais Domésticos”, “ZooAção” e “Bio na Rua”, integrados na temática na conservação da fauna regional. A mostra consiste na exposição interativa de acervo biodidático distribuído em dez estações: esqueletos, vísceras (coração, pulmão, rins, etc), insetários (insetos), aracnídeos, aves, peixes, répteis e anfíbios, parasitos, fâneros da pele, jogos educativos.

De acordo com a organização, todos poderão participar de jogos educativos como o “quebra-cabeça gigante”, “jogo da memória animal”, “corrida na serpente” e o “não me atropele”. Nesta edição do evento será exibido pela primeira vez o “peixe elétrico” (poraquê) de 1,10 m na estação dos peixes, um importante representante de nossa ictiofauna. 

Por ser interativa, os visitantes poderão pegar nos animais e nas vísceras, observar detalhes de parasitos, como o “bicho geográfico”, por meio de microscópio e de lupa, além de saberem a diferença entre corno e chifre.

Universidade e responsabilidade social 

Sob a coordenação da Mostra do docente Carlos Eduardo Pereira dos Santos e a vice-coordenação dos docentes Flávio de Rezende Guimarães e. José Ricardo de Souza, a Mostra esclarece que nenhum animal foi sacrificado para exposição. O acervo é constituído de esqueletos e carcaças de animais que chegaram mortos por atropelamento, doenças ou outras causas. 

Em Nossa Senhora do Livramento, a V Mopipp terá participação de pequenos produtores rurais do município e do seu entorno geográfico, que vão expor e vender parte de sua produção junto ao público visitante. Os docentes organizadores da Mopipp projetam para os dois dias de visitação um público estimado em até três mil pessoas, o que inclui alunos dos quilombos no território de Nossa Senhora do Livramento.

A ação conta ainda com apoio interdisciplinar do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT). A Mostra de Projetos Integrados Pró-Pantanal já foi realizada no Distrito de Mimoso (Santo Antônio de Leverger), nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Planalto da Serra. 

Para mais informações, contatos: carlos.favet@ufmt.br; jricardoufmt@gmail.com; flavio.r.guimaraes@bol.com.br.

Fonte: ufmt

Anteriores STF começa a julgar primeiros réus pelo 8/1; entenda como será
Próxima Idoso indenizará trabalhadora em R$ 10 mil por praticar injúria racial