A fascite plantar é uma lesão caracterizada por uma inflamação da planta (ou sola) do pé. O problema costuma estar relacionado ao excesso de movimentos na região e acomete pessoas que têm pés planos, conhecidos como “chatos”, ou que possuem a planta muito alta, como explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos e treinamento da 3Dimensional.
“Os músculos das pernas não podem estar tensionados ou encurtados. Isso faz com que os movimentos de relaxamento e tensão – que caracterizam as pisadas e o caminhar – não sejam realizados de forma natural, forçando o pé a fazer um papel que não é o dele, gerando tensão e, consequentemente, a inflamação”, afirma.
Os sintomas mais comuns são dores fortes perto do calcanhar semelhantes a facadas, que impedem as pessoas de correr. Em casos crônicos, o indivíduo encontra dificuldade até de caminhar. A dor costuma ser mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com a caminhada.
Outro problema que pode levar à inflamação é uma extensão de quadril insuficiente para fazer o movimento completo da caminhada. A situação não ajuda o pé no momento da pisada, o que acaba estressando os tecidos da região. Medidas como manter o corpo equilibrado e harmônico, com todas as funções treinadas, ajudam na prevenção do problema.
Conheça outras causas e como prevenir a fascite plantar no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.