Da Redação
Na sessão plenária desta quarta-feira (16), o deputado estadual Faissal apresentou uma indicação ao Governo de Mato Grosso recomendando a inclusão de profissionais de educação física nas equipes multidisciplinares de saúde dos hospitais públicos estaduais.
O parlamentar propõe que o Governo do Estado analise a adoção da medida, que tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde, prevenção de complicações e apoio à recuperação funcional de pacientes hospitalizados ou em tratamento ambulatorial.
“A atuação do profissional de educação física nos ambientes hospitalares é essencial, principalmente em um contexto em que os efeitos do sedentarismo e da imobilidade prolongada — como os observados durante a pandemia de COVID-19 — ficaram evidentes. Esses profissionais podem colaborar significativamente para a manutenção da funcionalidade física e autonomia dos pacientes”, defende Faissal.
A indicação tem como base a Resolução nº 391/2020 do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que reconhece a atuação desses profissionais nos níveis de atenção primária, secundária e terciária dentro da rede hospitalar.
O deputado ressalta que essa atuação se dá de forma complementar à dos fisioterapeutas, com foco na promoção de movimentos seguros, fortalecimento muscular e prevenção de complicações decorrentes do repouso prolongado.
Faissal finaliza destacando que a iniciativa está alinhada com políticas públicas humanizadas e baseadas em evidências, promovendo a integralidade da atenção à saúde em Mato Grosso.
Fonte: abroncapopular