Fabricantes anunciaram R$ 72 bilhões em investimentos no Brasil só em 2024


O ano de 2024 começou positivo para a indústria automotiva no Brasil. Só nos primeiros três meses do ano, sete fabricantes de carros anunciaram investimentos no país. Juntas, BYD, Chevrolet, Hyundai, Mitsubishi, Stellantis, Toyota e Volkswagen informaram que vão investir R$ 72 bilhões. O número já é bem maior que o divulgado pelas marcas ao longo de 2023, de R$ 15,3 bilhões.

Recentemente, a BYD anunciou que vai aumentar de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões o investimento no Brasil. O número é 83% maior do que anunciado inicialmente, mas a marca não disse como vai usar o valor adicional.

O que sabemos é que, até o fim de 2024, os primeiros veículos da BYD começarão a ser montados na fábrica de Camaçari, na Bahia. Inicialmente, quatro modelos sairão das linhas de montagem: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e o SUV híbrido Song Plus — este último já com motorização flex. A partir de 2025, a chinesa vai começar a fabricar os automóveis no complexo e iniciar o plano de nacionalização.

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A General Motors é que puxou a fila, no fim de janeiro, ao anunciar o investimento de R$ 7 bilhões para renovar toda a sua linha até 2028. Durante o anúncio, o presidente da GM na América do Sul, Santiago Chamorro, disse que o dinheiro será usado para modernização das cinco fábricas do grupo no Brasil.

A renovação total da linha passa pelos produtos nacionais da marca Chevrolet, como a nova Spin e a nova S10, além da incorporação de modelos importados, como é o caso dos já confirmados elétricos Blazer e Equinox, por exemplo.

Atualmente, a Chevrolet opera no Brasil com fábricas em São Caetano do Sul (SP), onde produz Montana, Spin e Tracker; São José dos Campos (SP), com linhas de S10 e Trailblazer; Gravataí (RS), montando a família Onix; Joinville (SC), de motores; e Mogi das Cruzes (SP), com estamparia.

No fim de fevereiro, a Hyundai entrou na onda e informou que vai investir R$ 5,5 bilhões no Brasil até 2032. Neste caso, o montante será destinado ao desenvolvimento de novas tecnologias, em especial para a criação de híbridos, elétricos e até de modelos por célula de combustível a hidrogênio. Mas a marca também deve investir em modernizações de produtos já presentes no mercado.

Por enquanto, a Hyundai não detalhou como investirá os recursos. Autoesporte entende que o primeiro deles será um facelift profundo do Creta, a ser lançado em 2025, com estreia de um motor 1.6 turboflex com cerca de 180 cv.

A Stellantis, grupo ao qual pertencem as marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, foi a que anunciou o maior investimento bilionário do Brasil. Maior montadora em operação no país atualmente, com cerca de 30% das vendas totais, prometeu nada menos do que R$ 30 bilhões entre o período de 2025 e 2030 para lançar 40 novos produtos.

O montante será distribuído entre todas as fábricas da montadora no Brasil, ou seja, Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ). A Stellantis também confirmou que parte desse valor ainda vai servir para a produção de seu primeiro veículo elétrico nacional até o fim da década, além de colaborar no lançamento três tecnologias Bio-Hybrid híbridas flex.

A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, foi a última a anunciar investimentos em 2024. Serão R$ 4 bilhões aplicados até 2032 na fábrica da empresa em Catalão (GO).

Segundo comunicado, o investimento será usado para a adequar a unidade para a produção de novos produtos e tecnologias. Entre as novidades estariam, por exemplo, a nova geração da picape L200 e do SUV XForce, que já foi flagrado em testes por aqui.

A Toyota anunciou, no início de março, um ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões para o Brasil até 2030, sendo R$ 5 bilhões até 2026. Grande parte do valor será usado para ampliar a fábrica de Sorocaba (SP) e estruturar os próximos lançamentos da marca.

Autoesporte já sabe que um dos investimentos será no Yaris Cross. O SUV já foi lançado na Ásia e testado em primeira mão por nossa reportagem. O modelo será lançado em versões apenas 1.5 flex ou 1.5 híbrida flex, e esse propulsor também será montado no Brasil, na fábrica de Porto Feliz (SP).

Fora isso, outros milhões ainda serão investidos na reestilização de meia vida do Corolla Cross, na montagem de baterias na fábrica de Sorocaba a partir de 2026 e em uma renovação da picape média Hilux e do SUV de sete lugares SW4. Por fim, a Toyota também planeja lançar uma picape inédita.

No começo de fevereiro, a Volkswagen anunciou que iria aumentar para R$ 9 bilhões o ciclo que já havia começado com R$ 7 bilhões. Com este novo aporte, a marca pretende fazer 16 lançamentos no Brasil até 2028, sendo quatro modelos inéditos.

Segundo a fabricante, os recursos serão usados para produzir um SUV de entrada em Taubaté (SP), uma picape em São José dos Pinhais (PR), dois novos produtos ainda misteriosos em São Bernardo do Campo (SP) e um novo motor híbrido flex em São Carlos (SP), o 1.5 TSI Evo2. O montante também servirá para renovar todo o portfólio de produtos nacionais da marca e trazer novos importados.

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Fonte: direitonews

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