Conforme o órgão, o avião vinha da Venezuela e foi identificado pelos radares brasileiros por volta das 9h00. O modelo do avião apreendido era um Beechcraft 58 Baron.
“O piloto da aeronave ilícita descumpriu as determinações da Defesa Aérea, desceu de forma não colaborativa para próximo à copa das árvores e lançou a própria aeronave nas águas da represa de Balbina, nas proximidades do município de Presidente Figueiredo (AM)“, disse a Força Aérea.
Em seguida, a Polícia Federal executou medidas de controle que resultaram na apreensão de aproximadamente 380 quilos de skunk, encontrados no interior da aeronave.
“A interceptação integra a Operação Ágata Ostium, que faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A iniciativa reforça a atuação coordenada entre a FAB e os órgãos de segurança pública no combate a ilícitos transnacionais e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro”, finalizou.
A apreensão ocorre semanas depois que os Estados Unidos posicionaram mais de 4 mil marinheiros e fuzileiros navais em embarcações militares próximo à costa da Venezuela sob a justificativa de combater o tráfico internacional de drogas.
A situação já levou o presidente venezuelano Nicolás Maduro a determinar a mobilização de quase 5 milhões de reservistas diante das ameaças dos Estados Unidos, situação que, segundo ele, coloca a região diante do maior risco de sua história.
Ainda de acordo com o presidente da nação latino-americana, pelo menos oito navios de guerra dos Estados Unidos, 1.200 mísseis e um submarino nuclear estão posicionados com foco direto na Venezuela.
Fonte: sputniknewsbrasil