F1: Organização de Spa afirma que nada será alterado na pista para o GP da Bélgica


O trágico acidente em Spa-Francorshamps no último final de semana, na corrida da FRECA, no qual Dilano van ‘t Hoff perdeu a vida, reacendeu as discussões sobre a segurança do histórico circuito belga. O piloto holandês de 18 anos foi a segunda fatalidade nessa mesma parte da pista em quatro anos. O piloto da Fórmula 1, Lance Stroll, já pediu ajustes na pista antes do GP da Bélgica. Mas isso não deve acontecer, segundo o GPblog.

Van ‘t Hoff, que corria no Campeonato Europeu de Fórmula Regional (FRECA), perdeu a vida na reta Kemmel, (que vem logo após a famosa curva Eau Rouge) depois de bater na lateral do circuito e voltar para o meio da pista, sendo atingido em ‘T’ por outro carro. O acidente ocorreu pouco à frente do local onde o francês Anthoine Hubert, então na Fórmula 2, morreu em 2019 em um acidente muito semelhante.

Nos últimos anos, a direção da pista já fez alguns ajustes nesse trecho da pista, incluindo áreas de escape maiores, mas isso é tudo por enquanto, disseram os organizadores do GP da Bélgica. “Nada será mudado”, foi a resposta para a pergunta se algum ajuste será feito antes da corrida da F1 no circuito em 30/07.

“É com certeza uma curva bastante perigosa”, disse Max Verstappen no domingo, após o GP da Áustria. “Com certeza, na curva Eau Rouge, subindo, é um ponto cego, mas é claro que esse acidente agora aconteceu depois da curva. Acho que a única coisa que talvez possa ser melhorada é abrir mais espaço em termos de tentar mover mais as barreiras para fora, porque no momento que assim que você bate na barreira, volta para a pista com bastante facilidade.”

Verstappen disse anteriormente que as condições de chuva tiveram um papel importante no acidente de Van ‘t Hoff. “Acho que no seco, normalmente é um pouco melhor. Você vê mais do que está acontecendo na sua frente. Acho que as mudanças que eles fizeram em Spa, eles definitivamente abriram muito mais ali. Mas sempre será uma curva perigosa, mas vamos a muitas pistas onde há curvas perigosas, onde até se houver um acidente, você não dirá nada. E agora, é claro, isso está sendo abordado, mas sinto que é um pouco injusto colocar a culpa apenas na pista, porque acho que, em primeiro lugar, você deve investigar por que eles reiniciaram a corrida naquelas condições”, concluiu Verstappen.

O acidente de Van ‘t Hoff no último fim de semana, ocorreu em condições de muita chuva em Spa, e logo após a relargada para a última volta da corrida. Por isso Verstappen questionou se era realmente necessário uma relargada diante das condições de muita chuva.

Fonte: f1mania

Anteriores Turquia e Egito anunciam nomeação de seus respectivos embaixadores pela 1ª vez em 10 anos
Próxima Por onde começar? Entenda se você deve aplicar inteligência artificial no seu negócio; e como fazer