Um novo formato para um fim de semana com corrida sprint está sendo estudado e pode inclusive ser testado durante o GP do Azerbaijão – quarta etapa do calendário entre os dias 28 e 30 de abril.
Atualmente, as atividades acontecem da seguinte forma: na sexta-feira um treino livre e uma classificação para a mini corrida. No sábado, um segundo treino e a sprint race. Com o resultado dessa corrida, se determina o grid de largada para domingo.
Agora, no novo formato, a sprint race seria uma disputa à parte, sem interferir nas atividades de domingo. Assim, a sexta-feira seria composta por um treino livre e uma classificação para a corrida de domingo. O sábado contaria com outra classificação, mas para a sprint race e a prova em si, valendo somente pontos. Depois no domingo, permanece a etapa principal.
O objetivo é gerar mais disputas no sábado, uma vez que no modelo atual os pilotos são mais cautelosos, visando não prejudicar sua corrida no domingo.
O chefe da Haas, Guenther Steiner, confirmou em coletiva de imprensa que o formato está sendo discutido: “No momento, estamos conversando sobre adicionar uma segunda sessão de classificação para a sprint race, mas ainda não sabemos como e quando”, revelou Steiner.
Christian Horne, chefe da equipe Red Bull, acrescentou: “Espero que possamos arrumar um pouco o formato dos fins de semana de sprint.” Além disso, Helmut Marko disse à ServusTV que o time está aberto a mudanças: “Até definimos [uma segunda classificação] como requisito no ano passado. Com duas sessões de classificações, você pode arriscar mais na sprint, e então a corrida se torna mais emocionante.”
“O treino de sábado era inútil de qualquer maneira, mas se isso agora se tornar uma sessão de classificação, o sábado será muito melhor. E no domingo, você começa com os resultados da classificação real. Então fica melhor em todos os aspectos”, argumentou o consultor da Red Bull.
Fonte: f1mania