F1: Hakkinen elogia novo formato do final de semana com corrida sprint


O ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1, Mika Hakkinen elogiou o CEO da F1, Stefano Domenicali, por experimentar o novo formato do final de semana com corrida sprint, no GP do Azerbaijão.

A FIA confirmou as alterações no formato do final de semana com corrida sprint, anunciando na terça-feira a estreia de um ‘Sprint Shootout’.

Isso significa que a partir do GP do Azerbaijão, os finais de semana com corrida sprint terão uma sessão de treinos livres pela manhã, seguida de uma qualificação na parte da tarde, que definirá o grid para o GP de domingo.

O treino livre de sábado pela manhã foi cancelado, e substituído por outra sessão de qualificação mais curta, conhecida como ‘Sprint Shootout’.

A sessão ‘Sprint Shootout’ terá os tempos da sessão reduzidos, com opções de pneus também restritas a médios para o Q1 e Q2, com apenas o composto macio permitido para o Q3, e servirá para formar o grid da corrida sprint no sábado à tarde.

Hakkinen expressou seu apoio a essas mudanças: “É brilhante ver o quão popular a Fórmula 1 se tornou e acredito que o CEO da F1, Stefano Domenicali, está certo em experimentar esse novo formato”, escreveu ele em sua coluna para a Unibet.

“Com apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira antes da qualificação para o GP de domingo, há muito pouco tempo para as equipes coletarem dados e brincarem com os ajustes.”

“Não há possibilidade de obter o suporte noturno usual da fábrica antes de ir para a qualificação, então você precisa de um bom acerto de base e um piloto que se sinta confiante no carro imediatamente”, acrescentou.

“Onde eu sinto que o formato sprint tem o potencial de realmente afetar o domingo, é se um piloto sofrer um grande acidente do tipo em que a caixa de câmbio ou o motor sofram danos, ou quando uma penalidade atingir a posição do piloto no grid no domingo.”

Hakkinen acredita que as mudanças colocam maior ênfase na sprint como uma corrida autônoma, o que mudará a abordagem das equipes e dos pilotos.

“A corrida de sprint de 100 km, assume uma perspectiva diferente para as equipes e pilotos, pois não define mais o grid para domingo, e acho que é uma jogada fantástica. A F1 está introduzindo isso para criar mais emoção para os fãs, espectadores e emissoras de TV, e eu realmente acho que vai funcionar. As equipes já estão bastante nervosas com o potencial de dano extra”, encerrou Hakkinen.

Fonte: f1mania

Anteriores Caixa emitirá 8 milhões de cartões de débito para programas sociais
Próxima Revisão do PDE: Audiência Pública debate demandas da região da Mooca, zona leste da cidade