F1: Ferrari lamenta “impacto muito pequeno” da penalidade do teto orçamentário da Red Bull


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Recentemente, foi anunciado pela FIA a penalidade da equipe Red Bull por ter violado as regras do teto orçamentário de 2021. A punição dos austríacos, que excederam o limite em US$ 2,2 milhões, foi uma multa de US$ 7 milhões e 10% a menos de tempo no túnel de vento. Christian Horner, chefe da equipe, já declarou que acha a penalidade muito severa e que podes lhes custar até meio segundo por volta no desenvolvimento do carro de 2023. A alegação foi considerada “um exagero” pela Mercedes. Já Laurent Mekies, diretor esportivo da Ferrari, acha que a punição não é adequada e terá um impacto mínimo na Red Bull.

Mekies considera que a penalidade da equipe de Milton Keynes foi muito leve. “Passamos as últimas semanas conversando sobre o que você faria com mais meio milhão, dois milhões, três milhões, etc.

“Do nosso ponto de vista, com nossos números como Ferrari, dois milhões de euros de gastos excessivos parecem algo que teriam uma influência significativa no tempo de volta, que influenciaria as corridas.

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“Temos que seguir em frente, a penalidade é o que é. Certamente sentimos que é pouco.

“Não vemos isso na mesma escala de compensar o gasto excessivo que foi feito, especialmente combinado com o fato de que, em última análise, não é combinado com nenhuma redução de limite orçamentário para eles.

“Portanto, você está efetivamente completamente livre para gastar o seu dinheiro em outro lugar. Você gastará um pouco menos no túnel de vento onde você tem essas restrições de 10%, você gastará em outro lugar.

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“Então, achamos que, no conjunto, o que restará do impacto real dessa penalidade provavelmente será muito pequeno.”

Além disso, Mekies pediu à FIA que entregue os detalhamentos e resultados do teto orçamentário de 2022 muito mais cedo na próxima temporada do que neste ano. As equipes entregaram suas contas em março, mas foi apenas em outubro que detalhes e revisões foram anunciados. De fato, foi o primeiro ano em que a FIA lidou com a burocracia e processo do teto orçamentário, que entrou em vigor no ano passado.

No entanto, o diretor esportivo da Scuderia espera que o procedimento seja acelerado no próximo ano. “O importante é que chegamos a uma violação clara e confirmada.

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“Nós seguimos em frente.

“Avançando, o que todos precisamos é fazer tudo o que pudermos para apoiar a FIA para garantir que não esperemos outubro do próximo ano para saber como foi 2022.

“Isso é algo que será compartilhado pela maioria das pessoas. Certamente faremos tudo o que pudermos para apoiar todos que precisamos, para atingir essa meta.”

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