Desde a introdução dos novos regulamentos da Fórmula 1 no início deste ano, diferentes conceitos de carros foram produzidos. A Mercedes permaneceu fiel ao seu conceito ‘zero sidepod’ em 2022, algo que chamou muito a atenção já nos testes de pré-temporada, mas pode ter que abandoná-lo. O diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin admitiu que Adrian Newey, projetista da Red Bull, fez um excelente design no RB18 este ano, e que a Red Bull Racing atualmente tem o melhor conceito de carro.
A Mercedes surpreendeu o paddock da F1 no início do ano com o design diferenciado do W13, mas o conceito não funcionou como a equipe esperava. Ainda não está claro se a equipe vai escolher uma direção completamente diferente, mas Shovlin admite que vários conceitos estão sendo considerados. Ao mesmo tempo, ele enfatiza que as mudanças nas regras para 2023 também exigirão uma abordagem diferente de como as equipes desenvolvem seus carros.
Em relação a atual temporada, Shovlin deixou claro qual equipe tem o melhor conceito. “Você sempre diz que o carro mais rápido é aquele que tem o melhor conceito, então, você sabe, hoje é a Red Bull. Para onde isso vai no próximo ano, é difícil dizer”, disse ele na coletiva de imprensa no GP da Itália.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
No início da temporada, Newey já havia provado que fez um ótimo trabalho com o RB18, que parece ter ficado ainda mais forte durante o ano. Esse conceito também será considerado pela Mercedes, que ainda não decidiu qual caminho seguir. “Certamente nós, como equipe, não fixamos como nosso carro será. Ainda estamos explorando conceitos diferentes. E esse processo continuará por algum tempo, mas estamos procurando o que nos dará o melhor oportunidade de desenvolvimento nesses novos regulamentos daqui para frente”, concluiu Shovlin.
Pelo menos uma parte do problema do W13, a Mercedes conseguiu resolver, ou pelo menos minimizou bastante, o ‘porpoising’ extremamente forte enfrentado pelo carro 2022 da equipe, e que prejudicou demais o desempenho no início da temporada.