F1: Wolff é contra estreia precoce de Antonelli


Toto Wolff, chefe da Mercedes, deu a entender que é contra a estreia prematura de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1, apesar de um pedido de dispensa especial feito pela Williams à FIA, devido ao fato de Antonelli não ter os 18 anos necessários para correr na categoria.

Durante o final de semana do GP de Miami, surgiu a notícia de que a Williams havia solicitado à FIA uma exceção para liberar Antonelli da idade mínima exigida para a F1.

O jovem piloto italiano tem os 40 pontos necessários para a superlicença da FIA, mas só poderá obtê-la para ingressar na F1 quando completar 18 anos, em 25 de agosto. No entanto, um painel da FIA pode votar para anular essa regra sob certas circunstâncias, o que permitiria a Antonelli substituir Logan Sargeant na Williams, ainda este ano.

Porém, Wolff esclareceu que a abordagem feita à FIA não partiu da Mercedes, deixando claro sua posição contrária a apressar o progresso de Antonelli para a categoria principal.

“Não foi a Mercedes que procurou a FIA para liberação antecipada”, disse Wolff após a corrida em Miami. “Existem muitos casos onde isso claramente não o favorece, porque ele precisa se concentrar em sua temporada de F2. Ele está fazendo muitos testes para nós e se preparando.”

Antonelli vem conciliando sua primeira temporada na F2 com testes em carros antigos da Mercedes, começando com o modelo de 2021 no Red Bull Ring e o W13 em Ímola.

O piloto júnior da Mercedes é um dos candidatos a ocupar a vaga disponível da equipe alemã em 2025, após a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari.

Max Verstappen foi apontado como o principal alvo de Wolff para o posto, mas o atual campeão da F1 se comprometeu a honrar seu contrato com a Red Bull.

Carlos Sainz, surgiu como uma opção alternativa em uma negociação que poderia culminar com Antonelli sendo emprestado para a Williams, assim como aconteceu com George Russell.

A Williams tem Alex Albon com contrato até 2025, mas as perspectivas de Sargeant parecem baixas, já que o americano enfrenta mais uma temporada difícil.

Havia rumores de que a equipe de Grove estaria aberta para colocar Antonelli em seu carro FW46 já na corrida em Ímola, para o GP da Emilia Romagna.

No entanto, o chefe da Williams, James Vowles, encerrou essas especulações, embora não tenha descartado Antonelli como uma possibilidade para o futuro.

“Havia um rumor de que ele estaria no carro a partir de Ímola, mas ele não estará no carro em Ímola”, disse Vowles. “No momento, estamos avaliando pilotos para 2025 e 20265. O que realmente queremos é a dupla certa de pilotos para esses dois anos, pois quando você passa por uma mudança de regulamento não quer ficar trocando de pilotos. Então, estamos procurando a dupla certa para esse período. Não há dúvida de que ele tem muita habilidade, mas ele estava em um carro de F4 há apenas vinte meses, é essa a realidade. É uma situação bem diferente da maioria. Estamos conversando com quatro ou cinco pilotos no momento para esse período, e prefiro esperar um pouco”, finalizou Vowles.

Fonte: f1mania

Anteriores Cinco “mulas” de cocaína presas na Presidente Castello Branco em Itu
Próxima Cruzeiro conquista primeira vitória fora de casa no Brasileirão contra o Atlético-GO