O chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, afirmou que o design ‘zero-pod’ de sua equipe, pode não ficar muito tempo como está agora, já que atualizações serão aplicadas no novo W14.
A Mercedes tomou uma direção única, quando os novos regulamentos técnicos da Fórmula 1 entraram em vigor na última temporada, com sua nova filosofia sidepod bem simplificada, apelidada de ‘zero-pod’, chamando a atenção de todos no segundo teste de pré-temporada no Bahrein em 2022.
Mesmo antes da apresentação do carro de 2023 realizada na última quarta-feira, havia um debate na equipe, sobre se o conceito permaneceria ou se a Mercedes deveria seguir o caminho mais convencional que as rivais Ferrari e Red Bull seguiram nessa parte do carro.
Embora o esquema de cores do carro tenha mudado, com o W14 sendo preto, o elemento ‘zero-pod’ foi mantido no W14, com o chefe da equipe dizendo que esta área específica do carro não apresentou nenhum grande problema ou preocupações de desempenho para a equipe no W13.
No entanto, uma vez que as atualizações comecem a chegar nas primeira corridas da temporada, Wolff afirmou que a aparência do carro pode começar a mudar, mas acrescentou que uma mudança radical resultaria em muito mais transtorno para a equipe, pois eles teriam que tomar uma direção diferente, daí o motivo dos sidepods atuais terem ficado como estão, pelo menos por enquanto.
“Ao longo da última temporada, analisamos se o conceito estava certo ou não, e obviamente, você pode ver que nossos sidepods são muito diferentes de qualquer outro carro, mas acreditamos que essa não é uma parte relativa ao desempenho”, disse Wolff na apresentação do W14.
“Estamos olhando para tudo e, em relação aos sidepods, esta é a primeira iteração, e quando passarmos pelas primeiras corridas, isso pode mudar um pouco”, disse ele.
“Mas como Mike (Elliott, diretor técnico) disse na apresentação, se você quiser mudar seu conceito completamente, então estará dando, não um passo para trás, mas provavelmente dois ou três, e é por isso que ficamos onde estávamos. E eu amo o fato de que somos ousados, permanecemos ousados e continuamos a seguir o que a ciência diz para nós”, acrescentou.
Wolff também confirmou que o carro que a equipe apresentou em Silverstone, provavelmente também será a especificação que será utilizada no início da temporada no Bahrein.
Fonte: f1mania