A Ferrari, através do chefe da equipe, Mattia Binotto, já demonstrou estar preocupada com a fiscalização sobre o teto orçamentário na F1 pela FIA, mas o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, não tem essas preocupações.
Em meio a conversas de que a Red Bull estaria procurando uma maneira de introduzir um chassi novo e mais leve antes do fim da temporada de 2022, o chefe da Ferrari, Binotto, levantou suspeitas sobre como isso poderia ser possível, sem ultrapassar o teto orçamentário, e também expressou dúvidas sobre a estrutura em vigor da FIA para fiscalizar adequadamente o limite.
“O número de pessoas na FIA monitorando isso é muito pequeno”, disse Binotto sobre o teto de orçamento, de acordo com a BBC Sport.
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“Tem que melhorar para o futuro, porque seria muito ruim se de alguma forma um campeonato fosse ditado por um regulamento financeiro e não técnico ou esportivo.”
“Eu não posso saber o que eles (Red Bull) estão fazendo, se eles têm um chassi mais leve, ou não, mas o teto orçamentário é sempre uma preocupação. A Ferrari nunca seria capaz de introduzir um chassi leve ou um chassi diferente ao longo de uma temporada, simplesmente por causa do limite de orçamento, e eu ficaria muito surpreso se uma equipe fosse capaz de fazê-lo”, afirmou Binotto.
Wolff também foi questionado se a Mercedes poderia introduzir um novo chassi nessa fase da temporada e ainda ficar dentro do limite orçamentário, o que ele também confirmou que não seria possível.
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No entanto, na opinião de Wolff, a FIA tem todas as ferramentas necessárias à sua disposição para garantir que todas as equipes respeitem o limite de custos.
“Eu vi Mattia mencionando isso”, disse Wolff, de acordo com o GPFans. “Não tenho dúvidas de que a FIA vai fiscalizar de forma robusta o cumprimento dos regulamentos do teto orçamentário, que são tão importantes quanto os esportivos e técnicos, então vamos ver qual será o resultado.”
“Tenho confiança nas pessoas, tenho confiança no sistema, tenho confiança na governança”, acrescentou Wolff.
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Segundo as mais recentes informações, a Red Bull realmente iria introduzir seu novo chassi, mais leve em cerca de 4 kg, ainda em 2022, porém decidiu não fazer isso por enquanto, justamente por que não seria possível fazê-lo, sem ultrapassar o teto de orçamento da F1.
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