F1: Wolff afirma que retirada do título de 2021 de Verstappen não deve acontecer


m25290-1

Apesar da violação da Red Bull do limite de orçamento em 2021, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, não acredita que Max Verstappen possa perder o título daquela temporada, mesmo isso estando previsto nos regulamentos da Fórmula 1.

Nas últimas semanas, o título do holandês em 2021 foi bastante questionado. Além da enorme polêmica pela decisão do título em Abu Dhabi, onde o então diretor de corridas da F1, Michael Masi, tomou decisões erradas e contra o regulamento, favorecendo Verstappen e praticamente tirando o oitavo título de Lewis Hamilton na última corrida da temporada passada, agora a FIA divulgou que a Red Bull ultrapassou o limite de orçamento permitido em 2021.

Segundo praticamente todos no paddock da F1, e quase todos os chefes de equipe, a ‘pequena violação’ cometida pela Red Bull, pode significar algo como US$ 7,25 milhões, quantia que pode ter feito uma diferença muito grande em favor da equipe e consequentemente no título do holandês.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

A redução ou até eliminação total de pontos no campeonato de construtores e de pilotos, do ano onde ocorreu a violação do limite de orçamento, é uma das opções de penalidade disponíveis para a FIA, de acordo com os regulamentos, mas Wolff não acredita que a FIA irá fazer isso.

No entanto, no futuro, ele quer ver as violações do Regulamento Financeiro levadas muito mais a sério, tanto quanto as infrações ao Regulamento Desportivo, o que traria o risco real de desclassificação da equipe infratora e seus pilotos.

“Eu não sei o tamanho da violação, mas um ou dois milhões acima do limite, já podem decidir um campeonato”, disse Wolff ao La Gazzetta Dello Sport. “A FIA deve fazer a escolha certa e a penalidade deve refletir a violação.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Não acho que se deva tirar o título de 2021 de Verstappen, não é realista. Mas deve ser mais duro no futuro. O Regulamento Financeiro é tão importante quanto as regras técnicas e esportivas”, disse Wolff.

“Se você pode ser desqualificado por uma violação técnica, você deve ter isso também por uma violação dos regulamentos financeiros. Mesmo que essas regras sejam novas.”

“Deve haver uma penalidade adequada. Há rumores suficientes, mas a FIA tem que decidir no final”, acrescentou o chefe da Mercedes.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Segundo as mais recentes informações, a FIA já teria chegado a um ‘acordo’ sobre a penalidade que será aplicada para a Red Bull. Obviamente, se houve um acordo, é porque a desclassificação deve ter sido considerada uma possibilidade real, mas que foi deixada de lado.

A divulgação da penalidade que a FIA vai aplicar sobre a Red Bull, deve ocorrer nos próximos dias.

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

Anteriores Moscou: EUA despejaram milhões na oposição húngara para derrubar o primeiro-ministro Orbán
Próxima Inspetores de tortura da ONU interrompem visita à Austrália após negado acesso a prisões