F1: Williams tem várias opções para substituir Latifi


0001170953_hires_071vqwx0kav3b40lbvbpc0qvo6f4-2

Foi anunciado hoje pela Williams, que o canadense Nicholas Latifi vai deixar a equipe no final da atual temporada, e agora a questão é quem será seu substituto. Os principais nomes que vêm sendo cogitados, são Nyck de Vries e Logan Sargeant, mas existem outros candidatos.

A saída de Latifi não é nenhuma surpresa. Desde sua estreia como piloto titular na F1 com a Williams em 2020, ele nunca conseguiu se destacar e foi amplamente superado por seus companheiros de equipe, primeiro George Russel, e este ano, Alexander Albon. Isso sem contar a brilhante participação de Nyck de Vries no GP da Itália, correndo no lugar de Albon, chegando em um ótimo P9, muito à frente de Latifi em P15.

Como ‘piloto pagante’, ele nunca conseguiu convencer na pista e agora que a Williams é propriedade da Dorilton Capital, o dinheiro do patrocínio de seu pai também não é tão importante. Dessa forma, a decisão da equipe em não renovar o contrato do canadense não é surpreendente e já vinha sendo bastante cogitada.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Dois nomes são os mais cogitados para a vaga na Williams. Nyck de Vries é o primeiro candidato. O holandês já estava na lista para substituir George Russell no ano passado, mas Alexander Albon foi apresentado pela Red Bull no último minuto, e a equipe mudou de rumo e optou pelo tailandês-britânico.

No entanto, com a saída de Latifi, De Vries volta à cena. O holandês impressionou com suas sessões de treinos livres para Williams, Mercedes e Aston Martin, mas impressionou mais ainda em sua estreia na F1 como substituto de Albon em Monza. Lá, ele superou facilmente Latifi na qualificação e na corrida e também marcou dois pontos para a equipe.

Portanto, pode parecer uma escolha lógica se De Vries ficar com o lugar de Latifi, mas o desempenho superior em Monza não passou despercebido por equipes que possuem um carro melhor. A AlphaTauri agora parece ser a favorita para os serviços de De Vries. O holandês afirmou anteriormente que já havia conversado com Helmut Marko, e De Vries seria substituto de Pierre Gasly, com a provável transferência do francês para a Alpine.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

Embora De Vries também seja mencionado na Alpine, tudo agora aponta para Gasly correndo pela equipe francesa e De Vries na AlphaTauri em 2023. Isso significa que a Williams teria que voltar para sua procura. Sargeant parece ser a alternativa mais lógica. O americano faz parte da Williams Academy e seu atual terceiro lugar no campeonato da F2 também lhe renderia uma superlicença.

Se a Williams optar por Sargeant, terá que esperar um pouco mais para que o piloto de 21 anos obtenha oficialmente sua superlicença. Para isso, ele precisa de pelo menos terminar entre os cinco primeiros na F2 e isso ainda não aconteceu oficialmente.

Essas dúvidas também podem tentar a Williams a buscar outro piloto. De fato, a equipe agora sabe que pilotos experientes e com desempenho consistente, estão disponíveis no mercado e podem garantir que pontos sejam marcados. Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi, são opções mais seguras do que Sargeant nesse aspecto. No entanto, esses três pilotos também estão na lista da Haas e, no caso de Ricciardo, a questão é se ele quer se juntar a uma equipe da parte inferior do pelotão intermediário.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Anteriores Ex-BBB revela que Boninho a proibiu de levar a Bíblia para o reality
Próxima PF prende homem que conduzia veículo carregado de cigarros contrabandeados