F1: Williams anuncia que Aitken não é mais piloto reserva da equipe


Jack Aitken, piloto reserva da Williams na Fórmula 1 desde 2020, não continuará nesse cargo em 2023, segundo confirmação da própria equipe.

O piloto de 27 anos atuou como piloto reserva da equipe de Grove desde 2020, e chegou a participar do GP de Sakhir daquele ano, substituindo o então piloto titular da equipe, George Russell, que por sua vez substituiu Lewis Hamilton na Mercedes naquela corrida, devido ao heptacampeão estar com Covid na ocasião.

Aitken correu na Fórmula 2 como piloto titular entre 2018 e 2020, e participou de nove corridas com a equipe HWA em 2021 ainda na F2. Naquele ano, ele se mudou para as corridas de carros esportivos na classe GT com a equipe Emil Frey na série GT World Challenge European, tanto na resistência quanto no sprint. Nas 24 Horas de Spa daquele ano, Aitken sofreu fraturas nas vértebras e na clavícula em um terrível acidente no início da corrida, no qual seu Lamborghini Huracan foi atingido várias vezes após bater na Raidillon.

No ano passado ele mudou para a classe LMP2, correndo nas 24 Horas de Le Mans com a equipe Algarve Pro Racing, e competindo na European Le Mans Series com a Racing Team Turkey.

A Williams também confirmou seus pilotos da academia júnior para 2023. Entre eles está a tricampeã da W Series e piloto da Andretti na Indy Nxt (antiga Indy Lights) em 2023, Jamie Chadwick, o piloto de Fórmula 2, Zak O’Sullivan, e os pilotos de Fórmula 3, Ollie Gray e Franco Colapinto.

O ex-piloto da academia, Logan Sargeant foi promovido para a equipe Williams F1 nesta temporada, ao lado de Alexander Albon. Sargeant fará sua temporada de estreia na F1 em 2023, e será o primeiro piloto titular na categoria desde Scott Speed, na Toro Rosso (atual AlphaTauri) em 2007, e o primeiro americano a correr na Fórmula 1 desde que Alexander Rossi participou de cinco corridas com a Manor em 2015.

 

Fonte: f1mania

Anteriores Dólar sobe para R$ 5,11, mas termina semana em queda
Próxima Ele largou as passarelas para empreender com franquias — e hoje tem rede de R$ 40 milhões