F1: Villeneuve critica punição da FIA a Sainz na Holanda


Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, não poupou críticas à FIA após a punição aplicada a Carlos Sainz no GP da Holanda. O espanhol recebeu dez segundos de penalidade e dois pontos na superlicença pelo toque com Liam Lawson durante a relargada após o safety car em Zandvoort.

Sainz tentou a ultrapassagem por fora na curva 1, quando Lawson perdeu a traseira do carro em condições de pouca aderência. O contato danificou ambos os carros, e os comissários consideraram o piloto da Williams culpado.

Villeneuve classificou a decisão como absurda: “Essa punição foi embaraçosa para a FIA”, disse ele à Sky F1. “Em que planeta você julga isso como colisão provocada, má condução ou pilotagem perigosa? Ele estava por fora, o outro carro claramente deslizou e bateu nele. O que ele deveria fazer? É ridículo”, afirmou.

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing FW47 with a puncture.
Foto: XPB Images

O canadense também questionou a falta de coerência nas decisões: “Está tudo bem aplicar uma penalidade quando há pilotagem suja ou perigosa. Mas eles nunca punem isso. Vimos algumas manobras, como a de (Charles) Leclerc contra (George) Russell, que são realmente perigosas. Esses movimentos precisam ser impedidos, porque impedem boas disputas”.

Para Villeneuve, incidentes de corrida não devem ser penalizados: “O público quer ver pilotos no limite, e às vezes não dá certo. Não se deve dar punição por isso. Sainz estava apenas pilotando bem por fora”, acrescentou.

O ex-piloto foi além e ironizou a atuação dos comissários: “É como se jogassem um dado para decidir quem vai receber a punição. Parece tão aleatório que chega a ser ridículo”, encerrou o canadense.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Hamilton espera “experiência única” ao correr com a Ferrari no GP da Itália
Próxima F1: Alonso elogia trabalho de Newey e ressalta: “Estamos na fase de aprender”