F1: Villeneuve critica manobras perigosas feitas por Stroll


O ex-piloto e campeão de F1 em 1997, Jacques Villeneuve, pediu à FIA que tome medidas contra Lance Stroll, rotulando seu último movimento sobre outro piloto, como uma ‘manobra com risco de vida’.

Stroll recebeu uma penalidade de 10 segundos, além de três pontos de penalidade em sua superlicença, por um movimento defensivo com seu companheiro de equipe na Aston Martin, Sebastian Vettel, durante a corrida sprint no final de semana do GP de São Paulo.

Vettel tentou ultrapassar Stroll na descida para a curva 4, mas o canadense fez um movimento brusco para a esquerda para bloqueá-lo, Vettel foi para a grama na reta, em um momento difícil com a barreira a poucos metros de distância.

Não é a primeira vez que Stroll faz algo parecido com um rival, fazendo o mesmo com Fernando Alonso em Austin, o que resultou na ‘decolagem’ do piloto da Alpine.

Villeneuve acredita que a FIA precisa tomar medidas contra o canadense, e que eles também precisam rever o sistema de penalidades.

“O que também me incomoda, é Lance Stroll e o sistema de penalidades da FIA”, disse ele em sua coluna pós-corrida para o Formule1.nl.

“Max (Verstappen) recebeu uma penalidade de cinco segundos, quando ele não teve espaço de Lewis (Hamilton). Foi agressivo de ambos os lados, um incidente de corrida na minha opinião. Mas Lance Stroll recebeu uma penalidade de 10 segundos no sábado por uma manobra com risco de vida.”

“A forma como ele balança e bloqueia, isso não deveria ser permitido. Isso não é corrida. Ele fez isso em Austin, no México ele foi agressivo com Gasly, e agora isso. A FIA não pune isso com força suficiente, nem mesmo nas categorias juniores, e assim continua acontecendo”, disse ele.

“Sebastian, seu companheiro de equipe e vítima do incidente, é um verdadeiro cavalheiro. Mas não acho que Fernando Alonso estará tão calmo no ano que vem”, acrescentou o canadense.

Vettel foi gentil com Stroll depois da corrida em Interlagos: “Talvez a coisa toda tenha sido apenas um mal-entendido”, disse o tetracampeão. “É claro que foi muito perto de Lance, mas na verdade são apenas frações de segundo e você não vê tanto do cockpit quanto da câmera.”

A direção da Fórmula 1 deve revisar o sistema de pontos de penalidade, depois que Pierre Gasly se viu a dois pontos de uma proibição de corrida, mas sem que nenhuma de suas infrações fosse imprudente ou mesmo perigosa.

Stroll está com apenas oito pontos de penalidade, e pelo menos três de seus momentos de pontuação, foram em situações perigosas.

Ele tem dois pontos por colidir com Nicholas Latifi na Austrália e um por ziguezaguear na defesa, com um acidente quase acontecendo. Os outros cinco pontos são pelos incidentes com Alonso e Vettel, ambos perigosos.

A Fórmula 1 precisa conceder mais pontos para direção perigosa, mais do que apenas os três de Stroll no domingo.

Na verdade, os pontos só deveriam ser concedidos por ações perigosas, as coisas menores, como exceder os limites da pista ou ficar a menos de dez carros de distância durante um período de Safety Car, deveriam ser apenas penalidades de corrida.

 

 

 

Anteriores Lula pede mudanças na ONU, revela propostas ambientais e cobra países ricos durante COP27
Próxima Boticário, Natura e mais: veja empresas de cosméticos com desconto na Black Friday 2022