A saída repentina de Niels Wittich, diretor de provas da Fórmula 1 desde 2022, pegou muitos de surpresa, incluindo o ex-piloto e campeão na F1 em 1997, Jacques Villeneuve. Wittich, que assumiu o cargo após a saída de Michael Masi, foi substituído por Rui Marques, ex-diretor de provas da Fórmula 2 e Fórmula 3, já a partir do Grande Prêmio de Las Vegas.
Villeneuve questionou os motivos por trás dessa decisão. “Niels Wittich deixando o cargo a três corridas do fim da temporada é algo surpreendente. Isso é uma grande notícia. Gostaria de saber o porquê. Talvez muita gente não tenha ficado satisfeita com as decisões dele no Brasil”, comentou o canadense em entrevista ao Grosvenor Sport.
A saída de Wittich ocorre em um momento de críticas às decisões da direção de provas durante a recente sequência de corridas nos Estados Unidos, México e Brasil. Entre os episódios mais polêmicos, Lando Norris foi punido por sair dos limites da pista enquanto disputava posição com Max Verstappen no GP dos EUA. No México, Verstappen recebeu duas penalidades de dez segundos por incidentes em disputas com Norris.
No GP de São Paulo, a demora para acionar a bandeira vermelha após o acidente de Lance Stroll durante a sessão de classificação também gerou controvérsia. Max Verstappen, irritado, destacou a demora de 45 segundos para a interrupção, apesar de outras bandeiras vermelhas terem sido acionadas mais rapidamente em incidentes semelhantes.
Villeneuve também levantou a possibilidade de questões pessoais estarem envolvidas na decisão, mas alertou para a falta de informações detalhadas. “Não sabemos se há problemas pessoais que não têm relação com as corridas, então é melhor não especular ainda. Mas é surpreendente ter uma mudança assim com apenas três corridas restantes. Ele era uma presença constante, bastante rígido e direto. Algo aconteceu que não sabemos”, concluiu o canadense.
A substituição de Wittich por Rui Marques no comando da direção de provas, acrescenta uma camada de incerteza ao final da temporada de 2024, com impactos que podem influenciar diretamente os últimos resultados do campeonato.
Fonte: f1mania