F1: Vettel nunca esteve no mesmo nível que Hamilton, diz Windsor


Um veterano analista de Fórmula 1 afirmou que Sebastian Vettel nunca esteve ‘no mesmo nível’ que Lewis Hamilton em termos de talento, sugerindo que ele era ‘apenas um piloto comum’, quando o carro não se adequava ao seu estilo de pilotagem.

Vettel se aposentou no final da temporada 2022 para encerrar uma grande carreira na qual se tornou o mais jovem campeão de F1 (em 2010 com 23 anos, 4 meses e 11 dias), conquistando quatro títulos consecutivos com a Red Bull entre 2010 e 2013.

O alemão mudou-se para a Ferrari em 2015, mas não conseguiu outro título antes de encerrar sua carreira na Aston Martin no ano passado.

Falando por meio de seu canal no Twitch, o ex-gerente da equipe Williams e Ferrari, Peter Windsor, afirmou que o estilo de pilotagem de Vettel era limitado, e acredita que ele nunca abordou as deficiências que se tornaram aparentes durante sua última temporada na Red Bull em 2014, quando passou a ser regularmente superado pelo então companheiro de equipe, Daniel Ricciardo.

Windsor afirmou: “Sempre achei que Vettel era um piloto muito reflexivo, muito rápido e muito equilibrado, desde seus testes para a Sauber.”

“Mas muitas vezes, principalmente em sua abordagem de algumas curvas, ele era quase igual a um piloto médio, mas quando ele conseguia fazer isso em um tipo específico de curva, ele era brilhante. Ele tinha isso na Red Bull, quando tinha uma aderência incrível na traseira.”

“Quando isso acabou por causa dos regulamentos em seu último ano na Red Bull, ele se tornou apenas um piloto comum e realmente teve que lutar contra Daniel Ricciardo”, disse Windsor.

“Ele não se preocupou em tentar fazer alguma coisa para melhorar. Havia todo tipo de coisa que ele poderia ter feito, mas não fez nada disso. Ele acabou indo para a Ferrari e chegou como tetracampeão, sendo recebido com muito dinheiro e muita adulação dos fãs, mas nunca melhorou, ele ainda era o mesmo piloto. Essa é a história de Sebastian Vettel”, acrescentou Windsor.

“Eu nunca o colocaria na mesma classe que Lewis. Talvez, se ele tiver uma traseira muito boa no carro, eu o colocaria junto de Fernando (Alonso), mas se ele tiver uma traseira rebelde e não tiver muita aderência ele Vettel terá muitos problemas”, disse ele.

Vettel conquistou muitos admiradores em seus últimos anos na F1 por defender várias questões fora das pistas, sendo o alemão também conhecido por seu conhecimento detalhado da história do esporte.

No entanto, Windsor afirmou estar intrigado com o desenvolvimento de Vettel como personalidade, alegando que sua personalidade pública às vezes contrastava fortemente com seu comportamento nos bastidores.

Ele continuou: “Se você conversar com o ex-companheiro de equipe na Red Bull, Mark Webber, ele costumava descrever um Sebastian Vettel completamente diferente daquele que estava sendo exibido para a mídia. Era um Vettel que jogava o capacete e fazia muita birra no motorhome da Red Bull.”

Mesmo assim, Windsor diz gostar de Vettel: “Gosto bastante de Seb, mas estou um pouco confuso com ele, na verdade. Não estou confuso sobre ele como piloto, estou confuso sobre o Seb que eu conhecia e o Seb que ele é agora, um cara muito diferente”, concluiu.

 

Anteriores AMM retoma visitas técnicas a municípios para orientar sobre implantação do Susaf
Próxima Queda de avião deixa pelo menos 29 mortos no Nepal (FOTOS, VÍDEOS)