Max Verstappen pode ter seu terceiro lugar no grid do GP da Holanda comprometido. O tetracampeão de Fórmula 1 foi chamado pelos comissários da FIA após a sessão de classificação em Zandvoort, acusado de pilotar de forma desnecessariamente lenta durante a fase final da sessão.
O piloto da Red Bull Racing terminou a sessão na terceira posição, a apenas 0s250 da pole de Oscar Piastri, que superou o companheiro de equipe, Lando Norris por apenas 0s012 na disputa interna da McLaren.
No entanto, Verstappen foi citado por: ‘Possível infração ao Artigo 33.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 e ao Artigo 12.2.1(i), por pilotar desnecessariamente devagar às 16h02 (horário local), em desacordo com as notas do diretor de prova’. O episódio aconteceu na parte final do Q3.

O regulamento é claro ao estabelecer que: ‘Em nenhum momento um carro pode ser conduzido de maneira desnecessariamente lenta, errática ou de forma que possa ser considerada potencialmente perigosa para outros pilotos ou qualquer outra pessoa’.
Com isso, Verstappen aguarda a decisão dos comissários para saber se manterá a terceira posição de largada diante de sua torcida, ou se sofrerá uma penalidade que poderá alterar o grid do GP da Holanda.
Fonte: f1mania