A temporada de 2016, foi apenas o segundo ano de Max Verstappen na Fórmula 1, mas já foi a primeira como piloto da Red Bull, tendo corrido pela Toro Rosso (atual AlphaTauri) em sua estreia um ano antes.
No GP dos EUA em 2016, o holandês cometeu um erro no início da corrida, que ele mesmo considera o mais embaraçoso de sua carreira na Fórmula 1.
“Eu sei exatamente qual foi”, disse ele ao Motorsport.com, quando solicitado a compartilhar seu momento mais embaraçoso na F1.
“Foi em 2016, em Austin, onde eu estava na quinta posição talvez, não importa muito, realmente, porque havia muito pouca diferença para os pilotos que estavam em terceiro e quarto.”
“Meu engenheiro disse: ‘Pressione agora, pressione agora’, e isso me fez achar que eu iria parar naquela volta (para um pit stop), então por isso eu aumentei a velocidade. Eu completei a volta e fui para o pit-lane”, disse ele.
“Fiz a curva e entrei para os boxes, só que aí percebi que não tinha sido chamado para o pit. Eles não me disseram para parar, e naquele momento eu pensei: ‘O que eu acabei de fazer’,” acrescentou.
“Chamei no rádio dizendo: ‘Pessoal, estou no pit-lane, estou entrando, estou entrando!’, e naquele momento vi os mecânicos correndo com os pneus e, claro, a parada foi de oito ou dez segundos. Ainda acho que foi uma parada muito rápida.”
“Depois da parada, vi que parar naquele momento realmente não fazia sentido, mas depois de três voltas minha caixa de câmbio quebrou e tive que abandonar. Imagine se isso não tivesse acontecido!”, acrescentou o holandês.
Depois disso, Verstappen teve que encarar o consultor da Red Bull, Helmut Marko, que é conhecido por suas palavras não serem exatamente de conforto.
Mas Verstappen conhece a chave para evitar sua ira, que é simplesmente admitir que cometeu um erro, em vez de ficar dando desculpas.
“Depois da corrida, conversei com Marko”, disse Verstappen. “Eu falei: ‘Eu errei’, assim mesmo, pois ele gosta quando você fala na hora que você falhou, ele agradece, mas odeia quando a pessoa começa a dar desculpas. Se ele perguntar por que você foi lento ou algo assim, ele prefere que você diga que cometeu erros.”
Felizmente para Verstappen, esse erro não atrapalhou sua carreira, que só cresceu desde então, com o holandês conquistando seu primeiro título na F1 em 2021, e repetindo o feito em 2022.
Seu forte início de temporada em 2023, com a dominante Red Bull, mostra que muito provavelmente, o holandês está a caminho do tricampeonato na Fórmula 1 no final deste ano.
Fonte: f1mania