Toto Wolff gerou repercussão no paddock ao afirmar que os novos carros da temporada 2026 da Fórmula 1 poderão atingir a marca de 400 km/h. Pierre Gasly chegou se manifestar sobre o assunto, afirmando que não acredita que essa merca seja possível. Agora, foi a vez de Max Verstappen também dar a sua opinião em cima da fala do dirigente da Mercedes.
“Talvez o motor de Toto consiga”, brincou o tetracampeão mundial, em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (28), antes do GP da Holanda. “Acho que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já explicou isso muito bem, que eles não permitem isso em certos circuitos. Não quero dizer que haverá um limite, mas está sendo dada atenção para garantir que você não vá rápido demais em termos de energia.”

A FIA já estuda medidas para diminuir os riscos com a nova configuração dos carros, que terão potência maior que os atuais, principalmente nas retas. A parte elétrica do motor, por exemplo, terá quase três vezes mais potência em 2026, o que, somado à aerodinâmica ativa e ao novo modo de ultrapotência (“override mode”), pode elevar significativamente a velocidade máxima dos monopostos.
Circuitos urbanos como Mônaco e Cingapura são vistos pontos de atenção. Nestes traçados, onde os pontos de frenagem são críticos, regras adicionais podem ser implementadas para limitar a velocidade e garantir a segurança dos pilotos.
Fonte: f1mania