F1: Verstappen está gerenciando pneus melhor do que Perez, segundo Marko


O consultor da Red Bull, Helmut Marko, destacou uma diferença interessante entre os pilotos da sua equipe, dizendo que uma renomada força de Sergio Perez, é na verdade uma fraqueza.

Perez chegou à Red Bull para a temporada 2021 com fama de ser um piloto que cuida muito bem dos pneus, vantagem que o ajudou a alcançar uma grande consistência na F1, que inclui sua primeira vitória, no GP de Sakhir em 2020 pela Racing Point, atual Aston Martin.

Mas no final das contas, de acordo com Marko, essa característica não funcionou para o mexicano na última corrida de 2022, quando ele estava disputando com Charles Leclerc da Ferrari, pelo P2 no campeonato de pilotos.

O desgaste dos pneus do RB18 de Perez ditou a estratégia que a equipe implantou para ele no GP de Abu Dhabi, ou seja, duas paradas. Como a maioria do pelotão, ele largou com o composto de pneu médio, mas teve que parar para colocar pneus duros na volta 16 e fez o mesmo novamente na volta 34.

Em contraste, Leclerc, e também o companheiro de Perez na Red Bull, Max Verstappen, foram capazes de fazer a estratégia de uma parada funcionar, com o piloto da Ferrari conseguindo o segundo lugar na corrida e também o P2 no campeonato.

“Perez pressionou demais no início do primeiro stint”, disse Marko ao Motorsport.com. “Como resultado, tivemos que pará-lo antes do planejado. De todos os caras da frente, ele foi o primeiro a perder os pneus. Não fomos forçados a fazer aquela parada inicial pela Ferrari. Fomos forçados a parar cedo devido ao desgaste dos pneus do próprio Perez”, acrescentou o consultor da Red Bull.

Segundo Marko, agora é Verstappen quem é o especialista em prolongar a vida útil de seus pneus. “Max tornou-se gradualmente um bom gerenciador de pneus”, disse ele. “Nós damos a ele um determinado plano e ele o executa de maneira ideal.”

“Em Abu Dhabi, por exemplo, com Max assumimos apenas uma parada. Pelas mesmas considerações, fizemos duas paradas com Perez, embora a primeira parada dele ainda tenha ocorrido antes do que esperávamos.”

Marko continuou: Mas a equipe e os dois pilotos fizeram um trabalho fantástico. A única desvantagem disso, é que não será fácil repetir o mesmo na próxima temporada novamente”, concluiu.

 

 

 

 

Anteriores Câncer de pele: lei criada pela Alesp institui semana estadual de prevenção e diagnóstico precoce da doença
Próxima Jerry Comper assume mais um mandato com foco nas demandas do Alto Vale