A pole position de Max Verstappen para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, teve um componente estratégico importante: a reação imediata de seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase, após o acidente de Lando Norris no início do Q3.
Durante a coletiva oficial da FIA após a sessão de classificação, Verstappen destacou a importância da abordagem adotada pela equipe no momento decisivo. “Com a batida, o que mudou foi a necessidade de alterar a estratégia. Eu não tinha certeza do que fazer, mas no fim das contas Lambiase disse: ‘Vamos abastecer para duas voltas, faz a primeira com o pneu usado da volta de saída e depois troca para o novo’,” explicou o tetracampeão.
A escolha se mostrou acertada. “Naturalmente, com mais combustível, a primeira volta é um pouco mais lenta. Mas foi a decisão certa, especialmente pela sensação que eu tive no carro, conseguindo evoluir até o limite”, disse Verstappen.
Ele também comentou sobre os ajustes feitos no carro ao longo do final de semana. “Você vai tentando encontrar o equilíbrio ideal. Testamos várias direções de acerto de novo neste fim de semana e, acho que tomamos a decisão certa antes da sessão de classificação. A partir daí, foi só ajustar detalhes”, acrescentou.
Apesar do bom resultado em Jeddah, Verstappen reconheceu que a Red Bull Racing ainda busca consistência com o RB21. “Estamos aprendendo. Tentamos entender melhor o carro, porque tem sido um pouco instável, mais do que gostaríamos neste início de ano. Mas foi positivo acertar aqui”, completou o holandês.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania